MÃO DE FERRO

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Jonas Paulo diz ao TN que processo eleitoral em Itamaraju é mais complexo do que muitos pensam

                                          Jonas Paulo - presidente estadual do Partido dos Trabalhadores
 
O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Jonas Paulo, entrou em contato com o Teixeira News no final da manhã desta terça-feira (22), quando esclareceu alguns pontos acerca da disputa interna do PT no município de Itamataju e as possibilidades para as eleições de 2012. Segundo Jonas Paulo a medida de adiar as prévias marcadas para o último dia 20 deste mês de novembro, levou em consideração ações legais, já que o estatuto da legenda prevê algumas normas para realização da disputa interna. “Para a realização de prévias o diretório municipal tinha que publicar a lista dos filiados aptos a votar faltando sete dias para a disputa. Além disso, nos quadros do partido existem pessoas que integram o governo municipal. Diante disso nós não teríamos como realizar as prévias”, falou.

Questionado sobre uma decisão tomada recentemente pelo diretório do PT em Itamaraju, que resolveu afastar os dirigentes da instância que ocupam cargos na administração municipal, que aliás gerou muita polêmica, Jonas Paulo informou que a mesma não possui validade, pois essa definição só poderia ser adotada após a realização de um encontro com todos os filiados. “Esse tipo de decisão só pode ser tomada após a realização de um encontro.

É a mesma coisa em relação ao processo de prévias, que não pode ser realizado ao gosto de um ou de outro filiado. Felizmente o PT é um partido democrático e plural, onde as coisas são debatidas e as decisões tomadas por maioria”, afirmou.

Em relação ao encontro marcado para acontecer em Porto Seguro, envolvendo o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores e os quatro postulantes à vaga de candidato da legenda nas eleições do ano que vem em Itamaraju, Dalvadisio Lima, Evandro Rodrigues, Antonio Portugal e Geraldo Célis, Jonas Paulo informou que o mesmo foi levado para Salvador.

A reunião está agendada para a tarde desta quarta-feira (23). “Já contratei o instituto e amanhã vou apresentar aos quatro postulantes a idéia da realização de uma ampla pesquisa, não somente com os nomes do PT, mas sim de todos os demais que são pré-candidatos em Itamaraju. Após essa consulta pública, saberemos das nossas potencialidades, assim como dos demais nomes”, adiantou.

O presidente Jonas Paulo também não descartou qualquer outra possibilidade na disputa do ano que vem. “Aí na região temos ótimas chances em Itamaraju e Teixeira de Freitas, mas temos que ter a capacidade de negociar. O prefeito Pedro da Campineira é da base aliada ao governador Wagner, Ronaldo Carletto, também.

Acredito que o PT pode liderar um projeto com os demais partidos da base. Mas para isso temos que ter entendimento, capacidade de negociar e enxergar que para vencermos a eleição, precisamos diminuir os atritos internos e aumentar nossa capacidade de dialogar”, comentou.

“O Partido dos Trabalhadores não é aquele de antigamente. Hoje nós governamos a Bahia e o Brasil. Por isso deveremos ter a capacidade de dialogar e pensar nas eleições do ano que vem com uma visão ampla”, falou.

Questionado pela reportagem sobre a perda dos aliados históricos, PCdoB e PSB, que agora pertencem à base da administração Pedro da Campineira, Jonas Paulo comentou que essa é uma outra questão que evidencia a necessidade de uma discussão ampla em torno das eleições 2012 em Itamaraju.

A pesquisa e os quatro

Nesta segunda-feira (21), durante entrevista , o comerciante Evandro Rodrigues, um dos nomes que estão na disputa pela vaga de candidato do PT em Itamaraju, afirmou que ele, juntamente com Geraldo Célis e Antonio Portugal, criaram um consenso e não aceitam de nenhuma forma a unificação em torno de um nome. “Se a unificação fosse em relação ao meu nome, não aceitaria, pois o processo de prévias é estatutário. Se tentarem impor candidatura de “goela abaixo” vamos à Justiça para assegurar nossos direitos de filiados”, informou.

Diante dessa afirmação espera-se pouco dessa reunião agendada por Jonas Paulo com os quatro pré-candidatos itamarajuenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário