MÃO DE FERRO

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Desabafo de uma cidadã baiana, que diz distante de sua terra natal, mas consciente das malandragens dos maus políticos de sua cidade natal.



Desabafo de uma cidadã baiana! Car.pra nós, essa cidadã não seria de Jucuruçu?  Diante de tanta maracutaia por aqui não podemos duvidar de nada.


Com tudo o que está acontecendo na nossa sociedade, no nosso governo, nos sentimos cada vez mais desgostosos e sem esperança. A corrupção parece fazer parte do governo, tudo parece estar um caos, votamos no “menos pior”.

A questão, no meu ponto de vista, tem muito a ver com algo cultural: o jeitinho brasileiro. A corrupção está no nosso dia a dia, em tudo o que fazemos. Em dar uma gorjeta para o guarda, em colocar os pontos na carteira de um desconhecido, em passar no farol vermelho desrespeitando regras de trânsito, em furar uma fila ou não parar para um pedestre atravessar a rua em um dia chuvoso, em comprar um produto pirata.

Nossa sociedade está doente. A impunidade desanima e nos faz desacreditar na justiça (que parece se aplicar a poucos que não conhecem ninguém ou aos que têm muito dinheiro). Por outro lado, as pessoas só vêm como crime e como errado o que se faz fora de sua vida, mas não vê que comprar um DVD pirata é crime também.


Temos que mudar! Mudar a forma de pensar, de ver o mundo, de agir com o próximo. Como uma pessoa que falsifica um documento pode se achar no direito de reclamar da corrupção na polícia? Incoerência.

Temos que buscar a honestidade, a justiça, a coerência dentro de nós e praticar isso todos os dias. Ser justos com os outros, educados, agradecer, pedir, pagar nossos impostos, reclamar e agir, conversar sobre política, ouvir opiniões opostas. E lutar todos os dias pela educação de nossas crianças e de nossos jovens, pois eles serão os líderes, presidentes de empresa, chefes, esposas, pais de amanhã.

Assim não podemos mudar o passado, mas com certeza podemos mudar o futuro. Meu coração está aos pulos! Quantas vezes minha esperança será posta à prova? Por quantas provas terá ela que passar?

Tudo isso que está aí no ar: malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu dinheiro, do nosso dinheiro que reservamos duramente pra educar os meninos mais pobres que nós, pra cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais. Esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais. Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?

Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais? É certo que tempos difíceis existem pra aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz. Meu coração tá no escuro, a luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam: 


” -- Não roubarás! ”
” -- Devolva o lápis do coleginha! ”
” -- Esse apontador não é seu, minha filha! ”
Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar. Até habeas-corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar, e sobre o qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará. Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda eu vou ficar. Só de sacanagem! Dirão:  ” -- Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo o mundo rouba.” E eu vou dizer: “- Não importa! Será esse o meu carnaval. Vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos. Vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês.

 
Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau.”
Dirão: ” -- É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal”. E eu direi: “-- Não admito! Minha esperança é imortal!”
E eu repito, ouviram? IMORTAL!!!

Sei que não dá pra mudar o começo, mas, se a gente quiser, vai dar pra mudar o final. O desabafo de uma brasileiríssima consciente das falcatruas de uns políticos de pouca ação!! A corrupções no Brasil, queria dizer a você que hoje me sinto uma pessoa frustrada pela ignorância que existe em cada líder político, tenho certeza que nenhum deve se salvar, todos ganham "uns trocos" para adquirir seus luxos em troca de posições políticas.

Que vergonha, tenho vergonha de ler um jornal e ver notícias ou comentários como esse seu, que nos mostram a realidade de um país onde rico sonega, rouba, desvia dinheiro de obras públicas, tudo pensando apenas no bem estar exclusivo dele e sua família. E os pobres? Alias, não só os pobres, pois eles ainda recebem bolsa família, vale gás, bolsa disso, bolsa daquilo, etc., mais penso na minha classe social, aquele que trabalha paga seus impostos em dia, cumpre suas obrigações financeiras, mais não é digno de chegar em um hospital e ser atendido adequadamente, pois os médicos recebem mal e as condições dos hospitais são péssimas.

Não tenho direito de andar numa BR 101 segura, porque um "político sem vergonha" desviou o dinheiro que deveria ser aplicado nessa rodovia, para os bolsos dele. Matar, roubar, fugir de prisão, matar e roubar de novo, tudo isso ficou muito fácil, pois não há segurança, porque não há "verba" para tais investimentos. Que vergonha!


E é esse Brasil que vamos apresentar para a Copa de 2014, veremos quantos assaltos, mortes e roubos aos cofres públicos haverão nesse grande evento, ou você acha que com tanto turista que são alvos fáceis e com tanta obra tendo que ser feita não haverão esses atos? Não sou pessimista, gostaria muito que tudo isso que eu escrevi não se realizasse, mais infelizmente não há mágico que faça "abra cadabra" e tudo isso suma do mapa.

Eu tenho 27 anos e desde que comecei a ter opinião própria, ser crítica e ver os crimes que acontecem, perdi a fé nos poderes públicos, que deveriam defender os nossos direitos, mais, no entanto aumentam suas rendas, seus bens, seus prazeres e luxos, e nós, se queremos algo na vida temos que batalhar (e batalho com muito orgulho) para ter seu lugar nesse Brasil desacreditado por mim e por muitos cidadãos fieis aos seus compromissos.

E para finalizar, gostaria de agradecer a você por ter essa visão crítica, parabéns! Se expor e mostrar quem são esses corruptos é uma atitude de grande valia, só é uma pena pois os nomes citados nunca assumiram seus erros e mesmo que um dia venham a assumir, nunca devolverão aos cofres o que é nosso para ser utilizado ao nosso favor.

Enquanto isso, eu tenho que ir visitar um cliente, correndo risco de não chegar devido a essa BR caótica, pondo em risco a minha vida, o desgaste do meu carro (que paguei com o suor do meu trabalho digno) enquanto os "Leodegares Tiscoskis" andam com carros pagos com o nosso dinheiro não se importando com absolutamente nada com que a imprensa está divulgando.

 Sabe por quê? PORQUE NINGUÉM CONSEGUE TIRÁ-LOS DE LÁ E MESMO QUE OS TIREM NÃO HÁ UMA PUNIÇÃO QUE SEJA A ALTURA DOS CRIMES POR ELES COMETIDOS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário