MÃO DE FERRO

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Polícia Federal prende prefeitos do Ceará por fraudes em licitações

 
A Polícia Federal cumpriu 12 de um total de 13 mandados de prisão na operação Província 2, deflagrada na madrugada desta quarta-feira (31) na serra do Ibiapaba, no Ceará. A ação começou atingiu as prefeituras de Ibiapina, Tianguá e São Benedito. Entre os presos estão prefeitos e empresários suspeitos de envolvimento em licitações fraudulentas.

De acordo com o promotor Ricardo Rocha, a polícia conseguiu prender Carlos Kennedy Fortuna de Araújo, Rodrigo Fortuna de Araújo, Francisco Reginaldo Rodrigues Nunes, Raimundo Aguiar Gomes, Francisco Ferreira Pinto, Antônia Daniele Nunes, Maria Aparecida Ferreira Pinto, Sidney Rodrigues da Silva, Edgley Franklin, Gilberto Moita Filho e Victor de Castro Moita, ambos filhos do ex-prefeito de Tianguá, Gilberto Moita.

Os presos foram levados para a Delegacia de Capturas, em Fortaleza, e serão ouvidos amanhã na sede da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap). A ação faz parte das investigações realizadas pelo Ministério Público do Estado do Ceará. Segundo o promotor Ricardo Rocha, mais de 50% dos 184 municípios cearenses são suspeitos de praticar fraudes em licitações.

Caça-fantasmas - Em junho, o ex-prefeito de Tianguá, Gilberto Moita, e dois filhos dele haviam sido presos também na operação Caça-fantasmas que investigava fraude em licitações vencidas por empresas fantasmas. Na ocasião, o promotor Ricardo Rocha havia dito que o esquema de corrupção na cidade poderia ser "muito maior".

De acordo com as investigações, diversos processos licitatórios realizados pela prefeitura de Ibiapina entre 2009 e 2011 foram fraudados. Empresas fantasmas estariam sendo convidadas a participar dos certames de modo a simular competição. A maioria das licitações em que a quadrilha atuava era destinada à locação de veículos - inclusive para o transporte escolar -, a obras e à realização de eventos. O montante desviado, segundo a PF, chega a R$ 30 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário