MÃO DE FERRO

domingo, 2 de outubro de 2011

Jucuruçu está faltando é coletividade nas coisas certas e ordeiras



Política é a forma com que a sociedade moderna debate, enfrenta e tenta resolver seus problemas. Política, portanto, tem natureza coletiva, pois seus objetivos, quando respeitados, visam ao interesse da coletividade, o chamado bem comum.

O Brasil tem obtido avanços políticos concretos, amparados principalmente na Constituição de 1988, que restabeleceu as garantias individuais e o Estado de Direito, que haviam sido atacados duramente pela ditadura.

Porém, ainda falta muito a ser feito para que a política seja exercida com transparência, ética e atenda às reais expectativas dos cidadãos. Episódios recentes, como a queda do ministro Palocci, mostra que é preciso avançar mais, separando de vez o público do privado.

E como avançar a curto prazo? Há várias formas. Uma delas é o financiamento público das campanhas, que teria dois efeitos positivos: baratearia o custo das campanhas e afastaria a influência nociva do poder econômico sobre o processo eleitoral.

Há outros meios, com efeitos a médio prazo. Por isso, defendemos que o tema política seja incluído no currículo escolar. É preciso levar esse debate para o ambiente escolar, ajudando a formar a consciência cidadã, principalmente dos nossos jovens.

Mas não é só a escola que pode ajudar nesse avanço. As organizações da sociedade e as entidades de classe podem e devem difundir o conceito positivo da política.

No Sindicato, procuramos difundir a boa política por vários meios. Um deles é o Ciclo de Formação, que tem reunido centenas de metalúrgicos em torno do tema “Sindicalismo, Economia e Política”. 

Nos encontros, com palestras, vídeos e materiais didáticos, mostramos como esses três assuntos são interligados e por que o trabalhador deve ser um cidadão participativo.

Mídia - Penso que a grande imprensa também pode ajudar. Para isso, não basta só denunciar desvios de ministros ou repercutir dossiês.

É preciso destacar os bons exemplos e as conquistas obtidas por meio da boa política. A denúncia pura e simples rebaixa o conceito da política e afasta da militância as pessoas de bem.

Insisto: precisamos construir conceitos positivos e divulgar as boas realizações e os bons exemplos. Precisamos enfatizar o caráter coletivo da política, combatendo o conceito de que fazer política é favorecer pessoas ou grupos fechados.

Política com P maiúsculo é uma prática ampla, transparente e coletiva
Pena que a coletividade será muito difícil de vermos existir aqui em Jucuruçu, a política de Jucuruçu para ser lucrativa e satisfatória primeira tem que ser boa para o prefeito. 

Deixando assim o povo sempre no segundo plano, claro que todos sabemos que isso no é justo, mas infelizmente o povo sempre fez vistas grossas quando se trata da figura do executivo.

Mas um dia o povo irá descobrir que a coletividade será a saída dos grandes atrasos que vivemos em nosso meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário