MÃO DE FERRO

domingo, 7 de abril de 2013

Para FHC, Dilma governa com ‘piruetas virtuais’

FHC

Falta método ao governo Dilma Rousseff, sustenta Fernando Henrique Cardoso em artigo veiculado neste domingo. No texto, ele espinafra a presidente sem mencionar-lhe explicitamente o nome. Insinua que ela governa na base das “piruetas virtuais”. Avalia que o Brasil reincide em “equívocos voluntaristas do passado”. Faz isso com uma “grandiosidade que não corresponde à realidade.”
Contra o risco de baixo crescimento econômico, escreveu FHC, “vão sendo anunciados a cada dia novos planos e programas” que “só saem do papel morosamente e, muitas vezes, nem isso.” Por quê? “Talvez porque acreditemos demais em grandes planos salvadores e menos no método, na rotina, na persistência e na inovação para acelerar o caminho.”
Para remediar as deficiências da infraestrutura, prossegue FHC, “propõem-se sempre mais projetos grandiosos e tanto o governo como seus arautos se perdem em discursos grandiloquentes.” Contra a alta da inflação, recorre-se ao “imediatismo e atropelo na concessão de subsídios, isenções e favores substituem a pachorrenta persistência em uma linha de conduta coerente que, menos espalhafatosamente, possa levar o país a dias melhores.”
A pretexto de investir no petróleo do pré-sal, abandona-se todo o resto: “Largamos o etanol, […] não investimos suficientemente nas áreas fora do pré-sal e desdenhamos o que de novo pode ter havido no mundo, como as inovações na extração do óleo e do gás do xisto como fizeram os americanos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário