MÃO DE FERRO

domingo, 10 de março de 2013

Como João Henrique e a mulher estão avaliando o comportamento de ACM Neto

A relação entre JH, Tatiana e ACM Neto já foi melhor, muito melhor

Apesar do conselho de amigos e correligionários para que mergulhe e espere o cenário político baiano clarear para se posicionar, o ex-prefeito João Henrique (PP) colocou a cabeça de fora esta semana por meio de um email disparado de seu Ipad a alguns jornalistas, entre os quais o editor deste Política Livre. Nele, insinuou (e não acusou) pela primeira vez que vem sendo tratado pior do que esperava pelo sucessor ACM Neto (DEM), que ajugou a eleger.
Embora tenha parecido a muita gente um ato repentino, a iniciativa foi cuidadosamente calculada pelo ex-prefeito. E faz parte de uma estratégia maior concebida por ele para, a partir de agora, confrontar o que seu círculo íntimo considera tentativas de “descontruir” sua imagem por parte do atual titular do Palácio Thomé de Souza. Foi sua a idéia de escrever, do próprio punho, um email sucinto, enumerando os projetos iniciados em sua gestão aos quais, segundo ele, o democrata não dá crédito.
Dessa forma, como relatou a um confidente, não correria o risco de falar mais do que deve neste momento. E teria ainda a oportunidade, segundo disse, de avaliar a repercussão da iniciativa, preparando o espírito para outras que poderá ter que tomar a depender da forma como ACM Neto se comportar com relação a ele. Segundo os amigos, o ex-prefeito tem claro que seu sucessor segue um script, também muito bem calculado, quando vai, aos poucos, “soltando” críticas à sua gestão.
Seu primeiro e mais importante objetivo seria justificar as dificuldades que tem enfrentado para governar uma cidade “difícil e pobre” como Salvador. O que o ex-prefeito não tem gostado de ver é ACM Neto se comportar como um político ingênuo, que desconhecia a realidade da Prefeitura, como se não tivesse tido acesso a ela por dentro da administração, através, inclusive, dos vários quadros indicados por ele que João Henrique empregou enquanto comandou o Thomé de Souza.
Apesar da avaliação crítica ao comportamento do democrata, João Henrique tem evitado chamá-lo ou deixado que o chamem, na sua frente, de “ingrato” ou “desleal”, conta uma fonte deste Política Livre. “Ainda é cedo para se adjetivar o comportamento de ACM Neto. Ele está submetido a uma pressão muito grande e está se adaptando a ela. É preciso dar tempo ao tempo”, afirma a mesma fonte, assegurando que, por enquanto, a avaliação é compartilhada pelo ex-prefeito.
Mais difícil tem sido conter a indignação da ex-primeira-dama, Tatiana Paraíso, que, apesar de se manter discreta e não falar publicamente sobre política, tem demonstrado, ao seu largo círculo de amigas, sua inconformidade com o fato de a gestão do marido na Prefeitura vir aparecendo com frequência no noticiário produzido pela Prefeitura associada a débitos milionários e a uma imagem de descalabro que, segundo ela, não corresponde à realidade.
No dia seguinte à ida de ACM Neto a um evento na Fieb, onde apresentou novos números sobre a dívida que diz ter encontrado na Prefeitura, ela teria feito um desabafo emocionado a uma amiga: – Eu estou desconhecendo este rapaz. Nem parece aquela figura humilde que nos procurava chorando na campanha, acompanhado de um familiar, dizendo que não conseguiria se eleger se não obtivesse nosso apoio.
O relato de Tatiana se referiria ao episódio em que ACM Neto disputava a adesão do PTN à sua campanha, ao final, liberado pelo prefeito João Henrique, e apontado como um apoio inestimável à sua eleição. À mesma amiga, Tatiana contou ainda uma outra situação que viveu na mesma época. Em visita à loja de uma conhecida, encontrou a mulher do então candidato do PT a prefeito, Nelson Pelegrino, a juíza Fabiana Pelegrino.
Ativa apoiadora do marido, Fabiana não perdeu a oportunidade de tentar puxá-la e ao então prefeito para o seu lado com uma admoestação: – Voces acham que vão apoiar ACM Neto e ele lhes será grato? Voces não perdem por esperar, teria argumentado a mulher de Pelegrino. À amiga que repassou o relato de Tatiana a este Política Livre, a ex-primeira-dama teria acrescentado outra avaliação: – Não quero crer que Fabiana estivesse correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário