MÃO DE FERRO

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Prefeituráveis baianos já gastaram R$ 12 milhões na campanha, diz TSE


Os candidatos a prefeito dos 417 municípios baianos gastaram cerca de R$ 12 milhões em suas campanhas até o dia 2 de agosto, segundo dados divulgados pelo  Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Disputando 115 prefeituras no Estado, o PMDB foi o partido que mais teve gastos durante o primeiro mês de campanha, com R$ 2,4 milhões em recursos utilizados. O segundo partido que mais gastou foi o PT, que possui 210 candidatos e despendeu R$ 2,2 milhões neste princípio de campanha eleitoral. Na sequência aparecem três dos principais partidos da base aliada do governador Jaques Wagner: o PSD e o PP, com R$ 1,5 milhão cada um, além do PDT, com gastos da ordem de R$ 1 milhão.

Entre os recursos gastos pelo PMDB, cerca de 40% foram de Mário Kértesz, que disputa a Prefeitura de Salvador. O candidato foi o que individualmente mais gastou em toda a Bahia - cerca de R$ 1 milhão. A maior parte dos gastos foi com a produção do programa de televisão e publicidade em placas. O segundo peemedebista que mais gastou foi Wilson Costa, candidato em  Casa Nova, norte do Estado, com gastos da ordem de R$ 308,4 mil. Seu principal adversário na cidade, o atual prefeito Orlando Xavier (PR) não registrou gastos.  Entre os petistas, a campanha  mais cara até o momento foi a de Ademar Delgado, em Camaçari. O petista - que tenta suceder o atual prefeito e colega de partido Luiz Caetano - gastou cerca de 870  mil, cerca de um terço de tudo que os candidatos do PT gastaram na Bahia. Os recursos  foram destinados  principalmente para placas de  publicidade e contratação de pessoal terceirizado para atuar na campanha.

Sexto partido que mais gastou na Bahia  nesta campanha, o Democratas centrou os investimentos na disputa em Salvador. Os candidatos do partido gastaram até 2 de agosto cerca de  R$ 960 mil. Deste total, cerca de 85% - R$ 837  mil - foram consumidos pela campanha de ACM Neto,  terceira mais cara de todo o Estado.   Relativo - Presidente do PMDB na Bahia, o deputado federal Lúcio Vieira Lima afirmou que os gastos feitos pelo PMDB nesta campanha devem ser relativizados, já que o partido tem 115 candidatos a prefeito e 115 candidatos a vice-prefeito na Bahia. "Se você ver a quantidade de candidatos que temos, este volume de gastos na campanha não surpreende", argumenta  Lúcio. Segundo ele, os gastos em áreas como marketing  e publicidade têm tornado as campanhas mais caras, sobretudo no interior. "Por menor que seja o município, o candidato sempre contrata um marqueteiro, tem equipe para internet e produz vários jingles", explica. O presidente estadual do PT, Jonas Paulo, afirma que grande parte dos gastos do partido está em municípios que têm propaganda eleitoral na televisão, como Salvador, Feira de Santana, Itabuna e Teixeira de Freitas. Os maiores gastos pelo PT registrados até o início do mês, contudo, estão em municípios sem campanha na TV: Camaçari, Santo Estêvão e Santo Amaro.

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