MÃO DE FERRO

sábado, 18 de agosto de 2012

A Internet e a liberdade política nas eleições 2012

a-internet-e-a-liberdade-politica-nas-eleicoes-2012

A cada dia, a vida tem se tornado mais dinâmica e rápida. As informações nos chegam cada vez mais precisas e simultâneas aos acontecimentos e, cada vez mais complexa se torna a questão do analfabetismo.

Atualmente pode-se dizer que analfabeto não é somente quem não sabe ler ou escrever, mas analfabeto na atualidade é também quem não sabe acessar a internet, quem não procura se inteirar dos acontecimentos mundiais e não consegue acompanhar o dinamismo das informações.

Neste ano de 2012, teremos novamente eleições para prefeito e vereadores, e a campanha não mais acontece somente em palanques, comerciais de TV (nas cidades maiores) e rádios (no interior), acontece muito mais na internet que em qualquer outro meio.

Principalmente através das redes sociais, os candidatos tem a oportunidade de serem vistos por um número muito maior de eleitores, podendo assim, fazer postagens de vídeos, textos e realizar promoções via internet. E com isso, até mesmo quem não se interessa por política acaba se interagindo com os candidatos.

Infelizmente, no Brasil, nós temos a idéia de que política é uma coisa ruim, que “pessoas direitas” não devem se envolver com esse tipo de coisa, mas se nós eleitores e porque não, possíveis candidatos, lutarmos para mudar esse cenário, nós assim o faremos.

Devemos fazer uma campanha para que a política seja liberta do preconceito em que se encontra imersa, e assim talvez todos os eleitores se interessariam muito mais pela participação ativa na vida social.

A internet deverá ser cada vez mais explorada positivamente no campo político, para que mais eleitores possam se expressar e fazer críticas, no intuito de conscientização. Deve-se educar a população para fazer uso desse meio com responsabilidade e maturidade, deixando de lado as imaturidades causadas pela má formação que as mídias pagas nos oferecem.

Esse diferencial que a internet possui, ou seja, uma grande maioria de seus serviços são gratuitos, faz com que a liberdade de expressão seja ainda maior e mais respeitada.

Poder se expressar livre e gratuitamente é a mais verdadeira prova de democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário