MÃO DE FERRO

terça-feira, 3 de julho de 2012

TRE-BA reune juízes de todo o Estado para planejar eleições

“Atenção Jucuruçu. Estamos de olho em você”


A segurança nas eleições é o tema de abertura do “V Encontro de Juízes Eleitorais do Estado da Bahia”, que reune juízes das 205 zonas eleitorais do Estado, nesta terça-feira (3), para arrematar os principais pontos do planejamento das eleições deste ano. A grade de apresentações foi aberta com exposição do Plano de Ação para as Eleições 2012 pelo Secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa, e pelo Comandante Geral da PM, Coronel Alfredo Braga de Castro. No painel, foram trazidas questões como a atuação da polícia na logística de guarda e escolta das urnas eletrônicas, além da definição dos comandos militares responsáveis pelas áreas de votação. 


Entre os demais assuntos que conduzirão a programação, estão os procedimentos práticos implicados em atos como a prestação de contas, o registro de candidatura e a apuração e totalização dos votos. Realizado sempre em anos eleitorais, nesta edição o Encontro terá, antes do encerramento, um espaço exclusivo para os juízes trazerem as suas demandas. Na ocasião, os magistrados poderão tirar dúvidas e discutir os temas ligados às eleições com todos os secretários do TRE, levantando questões como a tecnologia e o orçamento para a realização do pleito e a tramitação dos processos. 


A assessora da Presidência do Tribunal, Mirella Cunha, lembra que o encontro é uma convocação para todos os magistrados que atuarão nas eleições. “Diferente dos anos anteriores, o evento, este ano, tem um caráter de reunião, voltado a atualização dos magistrados com questões práticas, daí grande parte dos expositores serem de servidores técnicos de cada uma das áreas específicas do TRE”, explica ela. De acordo com a servidora, a ideia é esclarecer os magistrados com as novas normas em vigor para estas eleições. No evento, serão distribuídos para os participantes a coletânea com o Código Eleitoral e toda a legislação voltada às eleições. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário