MÃO DE FERRO

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Futuro ministro omite ser sócio em empresas

Anunciado pelo Palácio do Planalto como novo ministro das Cidades, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) ocultou da Justiça Eleitoral nas últimas eleições o fato de ser dono de quatro empresas. Duas delas têm atuação na área da construção civil e incorporação de imóveis, atividades ligadas ao ministério que ele comandará oficialmente a partir de hoje. O Ministério das Cidades tem como um de seus carros-chefes as ações na área da habitação social. A pasta é uma das responsáveis pela execução do programa Minha Casa, Minha Vida.

Três das empresas têm como sede o escritório político de Aguinaldo, em João Pessoa. A Folha foi ao local e constatou que, apesar de ativas na Receita Federal e na Junta Comercial da Paraíba, elas não funcionam no local. Dois funcionários que trabalhavam no escritório mexiam na documentação de uma quarta empresa, a River Comunicações Ltda., que tem sede em Campina Grande, no interior da Paraíba. “Você está fazendo muita pergunta, né?”, disse um funcionário. A Folha questionou apenas se no local funcionavam as empresas registradas em nome de Aguinaldo.
 
Todas as quatro firmas foram registradas na Junta Comercial entre setembro e outubro de 2009, dez meses antes da data em que Aguinaldo Ribeiro entregou sua declaração de bens ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), uma determinação da legislação eleitoral. A Justiça Eleitoral obriga os políticos a declarar seus bens e participações em empresas quando formalizam suas candidaturas, mas omitir bens ao TSE não é crime. A normal visa garantir a transparência dos candidatos a cargos públicos. Ribeiro era candidato a deputado federal pelo PP da Paraíba. Elegeu-se para seu primeiro mandato e acabou virando líder da bancada do partido na Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário