MÃO DE FERRO

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Jucuruçu política podre

A política além do voto

Em época de eleição tornam-se frequentes mensagens e argumentos que enfatizam a culpa dos problemas do país nos cidadãos, que não sabem eleger. Gostaria de fazer algumas objeções a este tipo de retórica. Por Luiz Antonio Guerra
É preciso ser franco: um voto, um único voto, não muda nada, principalmente se tivermos em mente que estamos tratando da democracia representativa tal como é a brasileira, com todas as suas falhas e contando com 130 milhões de eleitores [1]. O poder de mudança do voto a nível macro é irrisório, mesmo se um indivíduo convencer todo o seu círculo social a votar em um único candidato. É praticamente nulo o poder individual de influenciar através do voto em alguma decisão do governo, de determinar alguma política pública ou mesmo de impedir um governante corrupto de exercer seu cargo. É muito maior tal capacidade ao exercer um cargo público, participar de alguma organização social, recorrer a meios como lobby ou marketing.

O que quero deixar claro é a armadilha que se pode cair ao dar tanta ênfase ao método eleitoral, ao delegar tamanha importância a um dia apenas de outubro a cada quatro anos – e descansar os outros 1460 dias com a sensação de missão cumprida. O voto, entretanto, tem uma função fundamental: o poder simbólico de legitimar esta democracia representativa. Cada indivíduo que confirma seu voto na urna está confirmando seu credo no sistema político brasileiro, ainda que de maneira crítica e não conivente com as falhas sistêmicas e com os casos de corrupção. Mais do que eleger um candidato, cada cidadão que vota exprime sua vontade de que seja governado por tal candidato e que aceitará o vencedor de acordo com as regras do jogo, seja ele quem for.

Dar tanta importância aos votos do povo brasileiro, tratando esse como despreparado para o exercício da democracia, pode – repito – esconder uma grande armadilha. Afinal, quem é mais despreparado para o exercício democrático: o povo ou as elites políticas? Quem são os responsáveis pelas políticas ineficientes, mau gasto do dinheiro público, prostituição partidária, tráfico de influência, nepotismo, casos de corrupção sem fim? Quem é que a cada eleição investe pesado em marketing político?

Considerando o baixo poder de influência individual através do voto e somando ainda a conivência do judiciário, alguns setores da população recorrem a meios não formais de participação política: manifestações de rua, ocupação de terras e órgãos públicos, intervenções artísticas, boicote, greves e outros meios de ação direta. Entretanto, os mesmos críticos que acusam o povo de não estar preparado para exercer a democracia condenam tais tipos de participação política. Esses casos de manifestações radicais são sistematicamente estigmatizados pela mídia dominante e tratados de forma repressora pelo Estado. Ainda assim, podemos perceber o quão essenciais foram essas formas de participação política para as conquistas de assentamentos do MST ou para a retirada de políticos envolvidos em esquemas de corrupção, como fora recentemente o caso de Arruda e Paulo Otávio no Distrito Federal.

Um dos mais reconhecidos cientistas políticos do país, José Murilo de Carvalho [2], ao se deparar com tal problemática, tendo como principal preocupação a formação da cidadania no Brasil, questionava se culpar o povo eleitor e condenar métodos mais radicais de participação política não é consequência antes do tipo de povo ou de cidadão que se busca. Como a democracia é um sistema político importado de outros países economicamente mais desenvolvidos, idealiza-se tal forma de governo e cidadãos mais cultos e submissos às leis. Outra vez insisto que o comportamento do cidadão é um reflexo da própria democracia formal que temos. Em outras palavras, como respeitar leis com as quais não se concorda, frutos de uma política podre num país tão desigual?
Ainda que não dê tamanha importância ao mecanismo eleitoral, não é meu intuito isentar a população de culpa. Tenho a plena convicção de que não há como construir uma sociedade sólida e saudável com níveis de educação tão baixos. Entretanto, outra vez voltamos o alvo às elites políticas, ou não é competência do Estado garantir educação de qualidade para todos os brasileiros? A quem interessa um povo tão desinteressado? Mais que um analfabetismo eleitoral, o problema político está na escassa participação de toda a população (sem excluir nenhuma classe social) no período extra-eleitoral. É preciso entender os processo sociais, reconhecer que a política é a administração da vida coletiva e, portanto, da própria vida e da vida dos outros. Entender que a política vai muito mais além do voto é assumir, verdadeiramente, o título de cidadão – e não apenas o título de eleitor.

30 comentários:

  1. JA era Uberlândia e Loyola( O povo ja escolheu, agora e Paulo Fama na cabeça, para um jucuruçu melhor, acreditamos em vc Paulo Fama, vc e a grande esperança para o futuro de todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não que isso é verdade pois se ele não soube administrar sua distribuidora de bebidas,ele vai saber administrar a prefeitura, ele so sabe gastar com roupas e sapatos caros de marcas que não é pro bolso de qualquer pessoa, tem que ganhar no minimo uns 3 mil reais por mês.

      Excluir
  2. Uberlândia, o compromisso que vc terá com Jucuruçu em 2012 muito nos honra e orgulha, por sua juventude e responsabilidade. Sucesso sempre.
    O povo de Jucuruçu precisa de pessoas como você.

    ResponderExcluir
  3. queremos um jucuruçu melhor para nossas crianças ,jovens , adolescentes e idosos . acreditamos em vc paulo fama que vem mostranto cada dia que passa o seu compromisso e o seu respeito pelo nosso jucuruçu . nao abaixe a cabeça e nao nos abandone pela fraude que houve dentro da disputa do pt segue em frente que nos te acompanharemos . mas uma vez eles estao mostrando quem sao e o que querem nao estamos aqui para servirmos de mercadorias para esses comrruptos . boa sorte estaremos com vc nessa caminhada a 2012 pra vitoria fe em
    deus .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKK SE VC PAULO Ñ SOUBE ADMINISTRA O Q ERA SEU IMAGINA UMA PREFEITURA;

      Excluir
  4. É FORÇA, É GARRA, É PURA ENERGIA!
    VOTAR EM UBERLÂNDIA E VIVER A CIDADANIA!
    Não adianta, pode aparecer quem for. O povo quer uma mulher, jovem e de conhecimento, inteligente como uberlãndia.
    Boa sorte querida! que Deus te abençõe nessa caminhada.

    ResponderExcluir
  5. com esse monte de gente safada q tem ai nunca vai melhorar o nosso municipio.

    ResponderExcluir
  6. nossa que dupla interessante , o pit bull mineiro encontrou uma parceira ideal que se merecem . e ainda acha uns pucha saco que nao devem conhecer essa dupla . procure saber o que ela fez para jucuruçu no seu mandato como vereadora e na administraçao de seu pai o que fiseram e o que trousseram em vinte anos de governo ?

    ResponderExcluir
  7. temos que reconhecer que o atual prefeito nao e perfeito , mas nao esta sendo pior doque foi a gestao do prefeito anterior dola nao existe perfeiçao todos tem defeitos mas uns foram bem pior . mas so de ter feito uma nova prefeitura , uma casa loterica , sinalizaçao na cidade ,iluminaçao e algumas ruas que ele arrumou falta trabalhar nos distritos que realmente acaba cendo esquecido por todos que passa , e tres meses de atraso nao e maisa que nove . e vc uberlãndia fez parte ajudou na administraçao agora vem com cara de boa moça , sua mascara caiu .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e o pagamento essa é parte mais interessante cadê o povo esta passando necescidade.

      Excluir
  8. eu vi 2 vezis crinaldo gerenti da cesta do povo de jucuruçu querengo agridir 2 pessoas que sao especias no municipio rafa e mama, que nao faz nada a ninguem, sera q esse cara tá doido? deixe eli q nem tem profisssaao, vai morrer de fome...

    ResponderExcluir
  9. Queria parabenizar pelo blog e aproveitar o espaço para dizer que a politica podre vem desde o primordio de Jucuruçu, nesse sentido queria lembrá-los que a politica podre vem desde o periodo em que quando o proefeito era Dola ficou devendo 9 meses aos funcionários, passando por Porfirio que ficou devendo 6 e até loyola que passou a dever 3, só que alguns "politica podre" querem dar uns de "santos" sendo que os mesmos são piores que o Loyola, é o caso de Dona jane que era Vereadora na época de Dola e não fez nada enquanto ao Fundeb que consta que cada professor recebeu 625,00 sendo que não receberam nenhum tostão, e a Uberlandia, QUERIA PERGUNTAR PRA ELA POR QUE O PAI DELA NÃO PODE CANDIDATAR? SERÁ PORQUE TAMBÉM È "POLITICA PODRE"? SÃO QUESTÕES QUE DEVERIAM SER EXPOSTO AOS ELEITORES DE FORMA IMPARCIAL E NÃO POLITIQUEIRO.

    ResponderExcluir
  10. 2005 TEODOLINO JOSÉ PEREIRA JUCURUÇU PMDB Desaprovação de contas TCM TCM

    .

    ResponderExcluir
  11. JA ESTAVA EM TEMPO DE FEDER ESTA POLITICA PODRE OK

    ResponderExcluir
  12. Não tem como negar, Jucuruçu está sem opção para voto. O povo clama por uma novidade, alguém que realmente tenha compromisso com o município. Loyola já mostrou que não sabe administrar por falta de pulso e por falta de uma equipe competente, Uberlândia conseguiu ser pior, estragou o governo do próprio pai e abandonou o município quando foi vereadora e sec de administração, Paulo Fama é um forasteiro, bobo é quem abre as portas da própria casa e entrega para um desconhecido, Jane Lacerda não possui carisma e como vereadora compartilhou os erros de Dola, Dr Ailton não consegue se eleger para vereador porque a família estraga, então tá difícil. Perfeito ninguém é, mas quem confia nesses aí? SANGUE NOVO JÀ!

    ResponderExcluir
  13. e verdade ne anonimo , mas vou lhe diser uma coisa quem administrou jucuruçu com competencia foi uma forasteira. foi quem enxergou o povo como cidadao e ser humano foi a forasteira , enfim fez a diferença na nossa cidade maravilhosa . e paulo fama tem tudo pra ser melhor do nossa querida eliana por que tem mais humildade com as pessoa . por que ela so perdeu porque faltou isso mas foi a melhor . e consertesa ele vai ser melhor do que ela so quem encherga as nescesidades de nosso povo sao os forasteiros porque os da terra como diz vc so encherga o propio humbigo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PAULO FAMA SABE MESMO É JOGAR BARALHO TODO DIA EM UMA MESA DE JOGATINA EM ITANHEM,NÃO CONSEGUIU NEM SEQUER ADMINISTRAR SEU PROPRIO COMERCIO AQUI EM JUCURURUÇU E AINDA É FUNCIONARIO FANTASMA DO GOVERNO, AINDA TEM COMO CABO ELEITORAL UM FORASTEIRO QUE VEIO CORRIDO DE VITORIA,CHEGOU AQUI PASSANDO FOME,GRAÇAS AO EX PREFEITO DOLA HOJE ANDA DE BARRIGA CHEIA, ANDA FALANDO MAL DO NOSSO MUNICIPIO MAS FOI AQUI QUE VEIO SE ESCONDER.

      Excluir
  14. eu estou de concordancia com os dois ultimos. jucuruçu não tem pré-candidato porque esses aí que o cara citou não valem a pena e eliana foi a melhor sim como disse o segundo ai porque não é difícil ser melhor que pofiro, dola e loyola. mas o erro dela foi não valorizar o povo daqui aqui tem gente capaz sim porque o de fora é sempre melhor? pensem nisso também e valorize mas quem é daqui .

    ResponderExcluir
  15. eu tbm quero deixar meu recado ano politica podre , opovo de jucuruçu precisa acordar e mudar e pra melhor chega de corrupçao e tanta ladroagem , e os ladroes roubando nosso dinheiro q nen paga nosso salario q trabalhos e ñ recebemos e eles ficam comprando fazendas e mais fazendas , rindo da nossa cara eu por exemplo ,estou numa situaçao ruim pq/ñ recebo meu salario tenho 3 filhos e sustento sozinha so com este salario e ainda ñ recebo em dia por isso eu quero mudar tirar estes ladroes da prefeitura e colocar alguem q pelo menos paga nosso salario em dia aqui fica meu apelo para o povo de jucuruçu q acorde emude pra valer.

    ResponderExcluir
  16. Você ja esta Sabendo da Nova?
    Por que para Mim nao é novidade!!
    por que o comentario que Circula,é que o
    Pit Bull Mineiro Comprou a Fazenda Do ex Prefeito Dola,e se isso For Verdade que Eu Nao Acredito,
    Voce Nao Tenha Duvida de Onde Veio o Dinheiro...
    Sera que o Pit Bull acertou na Loteria,para comprar tantas fazendas?.. Como isso Nao se Bastasse,o Pit Bull Mineiro acaba
    De fazer um Arrendamento de uma Casa Em jucuruçu para ele e Sua Parceira que nao Pode Ficar Solta pelas Ruas por 30 mil reais em 1 ano de arrendamento. (isto é uma Brincadeira!!!)Fikem espestos com essa Dupla.

    ResponderExcluir
  17. Que vergonha! A Primeira Dama rolando na porrada com a puta irmã da piriguete do prefeito...é o fim do mundo mesmo, ou será o fim da política de Jucuruçu?

    ResponderExcluir
  18. POLITICA PODRE
    SEJA L[A QUEM FOR VOCÊ QUE SE ACHA DONO DA RAZÃO
    QUE DIZ QUE É A VOZ DO POVO MAS NÃO PASSA DE UMA VOZ DE INVEJOSOS
    PORQUE VOCE NÃO FAZ UMA HOMENAGEM AOS CANDITADOS A PREFEITO?
    HOMENAGEIE AQUELA QUE FOI PEGADA NUMA MESA DE ESCOLA COM UM DIRETOR E AQUELE QUE COBROU UM ABSURDO PARA TRABALHAR EM JUCURUÇU NA ÉPOCA QUE NEM REGISTRADO COMO MÉDICO ERA!
    SE VC SE ACHA TANTO NA RAZÃO
    E SE DIZ A VOZ DO POVO
    QUE SEJA A VOZ DE VERDADE
    E NÃO FAZENDO ESSA BAIXARIA E INJUSTIÇA QUE VC FAZ COM ALGUMAS PESSOAS DE BEM QUE QUEREM O MELHOR PARA JUCURUÇU

    ResponderExcluir
  19. é meus amigos eu não sabia que a admistração de jucuruçu do Prefeito Manoel Loyola estava nesta situação orrivel, será que este municipio não pertence ao Beasil e a Bahia,

    ResponderExcluir
  20. pq em jucuruçu tem isso é só eleger um prefeito só faz roubar assim como Loyola, nos tempos de Porfiro foi assim com Dola não foi diferente chegou até ser inpuguinado, será que só sobrou A Eliana que tbm roubou mais bem menos que ou outros, esta tendo um misterio muito grande com jucuruçu, cader a justiça o MP ja que ñ tem vereador todos atrazados e corupitos

    ResponderExcluir
  21. será que de vereadores de jucuruçu só vai sobrá a jane Lacerda, até o Iredes do PT se coronpeu, toma vergonha vereador Iresdes o PT não é isso que vc está fazerndo, olha os outros vereadores da região como os de texeira De Freitas de porto seguro, de Itabela, de Itanhéme outros e assim vai, e até os de Salvador, der uma olhada vai lá em salvador convessa com o presidente Jonas ai vc pode ver se é isso mesmo qie vc esta fazendo que é o certo

    ResponderExcluir
  22. Clériston Alves ---Falta pouco pra chapa esquentar ..aguardem !!!

    ResponderExcluir
  23. é rapaz, o trem tá feio em jucura..... e vai ficar pior.

    ResponderExcluir
  24. e o prefeito da nossa cidade agora vai tomar pau vai tomar pau vai tomar pau musica nova em

    ResponderExcluir
  25. Cidade sem lei ,onde os governantes nao pagam os salarios dos trabalhadores.isso e uma falta de respeito.estamos em 2012 gente.falta de respeito com cidadao.socorro dilma ,socorro ministerio publico, jucurucu ba tem 2 meses que nao paga salario. Cade a verba seu prefeito oque o senhor fez?gente cuidado saiba votar essa e a sua arma.socorro.

    ResponderExcluir
  26. Na ultima sexta feira os saites divugaram a morte de uma cidadã Jucurucuense em uma fila de pagamento da cidade de Jucuruçu-ba.Pois o prefeito estava com dois meses de atrazo de pagamento de salário.alguns sites divugaram,porém lolo logo saiu do ar a notícia.será por
    quê?os sites tiraram essa notícia do ar? até agora não estou entendendo.
    um cidadão ao saber que o prefeito de Jucuruçu iria pagar apenas um mês de atrazo de salário, sacou uma arma,com o tulmuto essa senhora veio a óbto por passar mal na fila de pagamento.toda vez tem esse tipo de confusão.agora não sei o por quê, que o prefeito não paga os funcionários atravéz do banco.alo ministério público pelo amor de DEUS,olhe por nós.estamos a mercê desses prefeitos...aonde já se viu uma pessoa ficar dois meses sem receber?

    ResponderExcluir