MÃO DE FERRO

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Transferidos de Teixeira de Freitas os 14 oficiais do Exército acidentados na BR-101




 Quatorze vítimas sobreviventes do acidente que matou três oficiais na BR-101 no município de Vereda na manhã desta última terça-feira (09/08), foram transferidas do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas no final da manhã desta quarta-feira (10). Os feridos foram levados para continuação do tratamento em Salvador e Rio de Janeiro, em três aviões bandeirantes do Exército Brasileiro que vieram de Recife e Salvador, exclusivamente para fazer a transferêncua dos pacientes. Dentre as vítimas, três tiveram amputações de braços, outra da mão direita e uma quinta vítima, amputação de dedos da mão direita. 
O tenente-coronel Altman Rodrigues, que viajava no ônibus no comando da tropa, também saiu ferido e teve alta no mesmo dia do acidente. Já o 1º tenente Sandro Rogério Silva de Carvalho, que teve seu braço direito amputado no acidente, foi socorrido para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas e na manhã desta quarta-feira (10), foi transferido para o Hospital Militar do Exército em Salvador, bem como o seu colega Rodrigo Silva Nazaré.

Segundo o tenente-coronel Ricardo Aguiar Villa Nova Freire, médico cirurgião e diretor geral do Hospital Militar do Exército em Salvador, que esteve todo o tempo acompanhando o internamento e a transferência das vítimas sobreviventes, algumas delas foram levadas para Salvador e outras seguiram para o Rio de Janeiro, para a continuidade do tratamento. 

O tenente-coronel Villa Nova, exaltou o trabalho desempenhado pela equipe de médicos e enfermeiros do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, envolvidos no trabalho. Ele disse que logo que soube do acidente, se deslocou de Salvador, com mais 4 oficiais médicos e outros 6 praças enfermeiros para que fosse dado todo apoio aos militares, que na sua concepção, seria uma cidade desprovida de condições para um atendimento satisfatório. Mas a sua surpresa foi que ao chegar à cidade, todo o seu pessoal já estava sendo atendido da melhor maneira possível por um excelente quadro médico, com equipamentos de primeiro mundo, tanto que não havia mais nada a fazer, já estava tudo controlado.

O acidente envolveu o ônibus da empresa Fort Car Turismo, de placa JSV-7978 de Salvador-BA., dirigido por Flávio Santana Passos, 37 anos, que capotou no início da manhã do último dia 9 de agosto, na altura do Km-840 da rodovia BR-101 no trecho Itamaraju/Teixeira de Freitas, em território do município de Vereda. Quarenta oficiais alunos da ESAEX - Escola de Administração do Exercito de Salvador, viajam no veículo em direção à AMAN - Academia Militar do Exército das Agulhas Negras, de Resende, no estado do Rio de Janeiro, onde participariam de um curso de formação complementar. 

Morreram no acidente o 1º  tenente de Infantaria Ivanildo Torres Lima Junior, 28 anos, natural de Petrolina-PE. O 1º tenente de engenharia Marcelo Adelino da Silva, 28 anos, natural do Rio de Janeiro-RJ. E o 1º tenente de brigada material bélico Alexandre Magno de Andrade Santiago, 28 anos, natural do Rio de Janeiro-RJ. 

Os corpos dos três tenentes do Exército mortos no acidente na rodovia BR-101 no município de Vereda, foram levados inicialmente do Instituto Médico Legal de Itamaraju para o aeroporto de Teixeira de Freitas, onde um avião da FAB – Força Aérea Brasileira, fez o translado para a sede da Escola de Formação Complementar do Exército, na Pituba, em Salvador, onde os funerais foram ornamentados e apresentados aos familiares, ainda na noite de terça-feira (09).

Nenhum comentário:

Postar um comentário