MÃO DE FERRO

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

EXCLUSIVO: Vinda de Lula à Bahia para ajudar companheiros na eleição sob o paradoxo do mensalão

Lula na propaganda política do candidato a prefeito Nelson Pelegrino

Tudo ainda pode mudar, mas a orientação por enquanto com relação à agenda de Lula na Bahia, a partir desta sexta-feira, é no sentido de evitar ao máximo a exposição do ex-presidente a jornalistas, confessou há pouco  um petista. O objetivo é evitar perguntas “indiscretas” principalmente sobre o mensalão, assunto do momento a partir do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), que estaria deixando Lula e a cúpula nacional do partido indignados.
Lula vem à Bahia principalmente para dar o solicitado reforço na campanha do companheiro de longa data e candidato a prefeito de Salvador Nelson Pelegrino (PT). No sábado, dará um esticada em Feira de Santana, onde o candidato petista é o deputado estadual Zé Neto, líder do governo na Assembleia, e também em Camaçari, onde o prefeito petista Luiz Caetano move montanhas para assegurar a eleição do seu ex-secretário de Administração, Ademar Delgado, também do PT.
O roteiro do petista, guardado a sete chaves, havia sido antecipado com exclusividade desde o dia 15 de agosto. A preocupação com a exposição do ex-presidente a jornalistas decorre do fato de até agora Lula não ter se posicionado publicamente sobre o assunto, atendendo a orientação política e, inclusive, do jurídico do partido. Tudo o que se sabe sobre a nada boa avaliação do presidente a respeito do julgamento é em off – sem registro oficial.
Caso se confirme, a situação coloca a ajuda de Lula aos companheiros petistas baianos sob um paradoxo: embora eles queiram potencializar ao máximo a vinda do ex-presidente ao Estado, buscando apropriar-se da sua consagrada popularidade nas classes mais baixas, a restrição ao seu contato com os jornalistas pode diminuir bastante o impacto da investida. Restariam apenas as imagens de palanque e de eventuais caminhadas, além de declarações específicas às equipes de campanha para exibir no horário eleitoral.
Muito comemorada pelos petistas, a chegada de Lula à Bahia é minimizada pelos adversários, notadamente pelo candidato a prefeito do DEM em Salvador, ACM Neto, favorito segundo as pesquisas de opinião, para quem a maior liderança petista de todos os tempos já agregou tudo o que poderia à campanha do adversário Nelson Pelegrino com suas repetidas aparições e declarações de apoio ao candidato do PT na propaganda política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário