MÃO DE FERRO

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Tribunal de Contas do Estado apresenta lista dos fichas-sujas: 12 somente no extremo sul


A lista dos fichas-sujas divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) possui nomes de 218 gestores públicos que tiveram as contas rejeitadas pelo órgão nos últimos oito anos. Por lá, figuram nomes conhecidos do extremo sul e sul da Bahia. Além de ex-gestores municipais, a lista traz nomes de presidentes e ex-presidentes de órgãos, que fizeram convênios com recursos públicos estaduais e tiveram 
as contas rejeitadas pelo TCE.


Estão na lista dos fichas-sujas ALUYR TASSIZO CARLETTO, ex-prefeito de Itamaraju; DELDI FERREIRA COSTA, ex-prefeito de Guaratinga; GEDIEL SEPULVIDA PEREIRA, ex-prefeito de Eunápolis; ISMAEL FRANCISQUETO, ex-prefeito de Itabela; JOSÉ UBALDINO ALVES PINTO JÚNIOR, ex-prefeito de Porto Seguro; MARIA DE LOURDES TAVARES, ex-prefeita de Lajedão; OSÉAS MOREIRA LISBÔA, ex-prefeito de Itanhém; PAULO ERNESTO RIBEIRO DA SILVA (Paulo Dapé), ex-prefeito de Eunápolis; PORFIRO ANTÔNIO RODRIGUES, ex-gestor de Jucuruçu e WAGNER RAMOS DE MENDONÇA, ex-prefeito de Teixeira de Freitas.


Ainda de Teixeira de Freitas aparecem na lista dos fichas-sujas do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), RICARDO FERNANDES LEDO, que teve as suas contas rejeitas em 2008 quando esteve à frente da  CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS (CDL), além de AMILTON CURTY, como presidente da COOPERATIVA MISTA AGROPECUÁRIA DO SUL DA BAHIA, com exercícios financeiros rejeitados de 2006 e 2007.


Na lista do TCE aparecem até ex-gestores que já faleceram, como é o caso de ANTÔNIO DE ARAÚJO FILHO, que teve as suas contas rejeitadas em 2008, quando presidia a COOPERATIVA CENTRAL DOS ASSENTAMENTOS DA BAHIA, ligada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Antonio Araújo morreu em um grave acidente automobilístico ocorrido em 21 de maio de 2011, na BR 101, entre os municípios de São José da Vitória e Arataca. Nesse mesmo acidente outras três pessoas também acabaram perdendo a vida. 


Ainda da região, porém mais ao sul, na lista dos fichas-sujas estão os nomes de Francisco Olavo Magalhães, ex-prefeito de Santa Cruz da Vitória; Joaquim Miguel Gally Galvão (Guima), de Coaraci; Jorge Anunciação Cordeiro, de Jussari e Doutor Urbano, de Itapé.

No final do mês de junho, outra listagem será remetida pelo Tribunal de Contas à Justiça Eleitoral. "A lista divulgada apresenta a maior parte, mas outros 20% deverão ser enviados no final do mês, quando devem aparecer gestores que possuem condenações recentes", disse Valério Mesquita, presidente do TCE. O presidente do TCE confirmou que os nomes da listagem da Corte incluirá apenas pessoas que tiveram decisões transitadas em julgado.

A lista do Tribunal de Contas se torna importante para a sucessão municipal porque a lei da Ficha Limpa proíbe políticos condenados em órgãos colegiados, o que se enquadra no caso do TCE. Confirma( aqui )a listagem completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário