MÃO DE FERRO

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Prefeito de Elísio Medrado responde a denuncias feita por ex-vereador, que segundo ele deu nome falso

O prefeito da cidade de Elísio Medrado Everaldo Caldas na tarde desta segunda-feira (30) esclareceu uma reclamação de um ouvinte sobre a segurança na cidade, o mesmo deu o nome de Miguel, porém ele afirma que tratasse do ex-vereador Denilson Andrade, eleito no grupo da oposição, que no inicio da administração foi para o grupo do prefeito e agora renunciou ao mandato de vereador no mês de fevereiro, ação descoberta através de análises da gravação feita pela equipe da prefeitura. “É uma pessoa que não tem credibilidade para estar falando alguma coisa em relação à cidade”, disse.

Segundo o prefeito, a administração avançou muito, quando foi assumida a cidade tinha um delegado de Castro Alves que ia uma vez por semana no muncípio e hoje existe um delegado que atua de segunda a sexta, “eram apenas três policiais, hoje são sete, não tinha viaturas, hoje temos uma seminova em parceria da Prefeitura Municipal de Elísio Medrado com o 14º Batalhão de Polícia Militar em nome do coronel Luziel Andrade”, completou.

Everaldo ressaltou que a delegacia do município hoje está totalmente reformada, informatizada e dando gosto aos profissionais que trabalham na área de segurança, relatou: “Temos uma praça nova construída com recursos próprios, 142 km de estradas vicinais reformadas, mais de 12 mil m² de calçamento, inclusive na zona rural entre muitos outros trabalhados que são vistos pela população”

domingo, 29 de abril de 2012

Deputada Cláudia Oliveira consegue ambulâncias para Jucuruçu e Itamaraju


Em cerimônia realizada na última sexta-feira (13), pela manhã, no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), o governador Jaques Wagner entregou para a deputada Cláudia Oliveira duas ambulâncias que serão destinadas aos municípios de Jucuruçu e Itamaraju, sendo que o último município citado receberá em, aproximadamente, 20 dias.

Segundo a deputada, a solicitação das ambulâncias foi protocolada em seu gabinete pela liderança de Jucuruçu, Uberlândia Pereira, e em Itamaraju foi sinalizada pelo prefeito Pedro da Campineira, pelo vereador Elan Lozinho e pelo líder político Ivan Favarato. “Sabemos das necessidades do nosso povo através das nossas bases. A partir de então, fazemos intervenções junto aos órgãos necessários. Tenho certeza que as ambulâncias dinamizarão os trabalhos no setor de saúde nos municípios”, afirma a deputada Cláudia.

Todas as ambulâncias, que são da marca Ford, modelo Courier, estão equipadas para dar suporte básico ao deslocamento dos pacientes. Cada uma tem custo estimado em R$ 55 mil.


Lembrando que o nosso portal só está postando essa informação, porque o prefeito Loyola acha que só ele pode conseguir ambulância.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Prefeito de Jucuruçu obriga todos os funcionários á participarem de passeata da ambulância



O prefeito Manoel Loyola não tendo nada para mostrar para o povo foi obrigado apelar para o deputado Ronaldo carniça uma ambulância para o hospital de Jucuruçu, mas isso caracteriza o relaxo de uma administração, porque falamos isso? Pois fiquem sabendo que o hospital de Jucuruçu tem carro parado a mais de seis meses porque segundo o prefeito Loyola e seu secretario de saúde não tem dinheiro para poder consertar. 

 Então como na política tudo é maracutaia e eles gostam de enganar o povo o prefeito Loyola achou mais fácil pedir uma ambulância nova para o hospital de Jucuruçu. E na verdade o hospital de Jucuruçu tem que ter muita ambulância mesmo porque um hospital que não tem nada tem que ter muitas ambulâncias para poder transportar os pacientes do município de Jucuruçu para outro município, o povo de Jucuruçu ficou de boca aberta com tanta bestajem deste povo, em pleno século  XXI  e o povo ainda fica bajulando políticos.

Agora veja como que o prefeito Loyola está sem credito, para o povo poder participar da tal passeata o prefeito tinha que colocar gasolina nos carros, e o local seria no posto de gasolina, só que no posto o prefeito não compra nem um ML de gasolina fiado, então foi um Deus nos acuda para poder abastecer os carros. E parece que o prefeito Loyola molhou a mão do diretor Nilson Amorim, porque do jeito que ele estava xingando o prefeito e agora está puxando o saco de novo, só tem uma explicação.  Isto comprova que para receber do prefeito Loyola a pessoa tem que sair nas ruas xingando e botando pra fora os podres do prefeito e da Maria ninja, ai sim, logo - logo o prefeito paga a pessoa.

 Segundo os bastidores o prefeito Loyola vai acertar o depto. com Nilson no dia 30 de abril. Aqui vai um alerta, se você tem algum depto. Com o prefeito Loyola, é só você começar xingar ele que ele te paga. Chupa esse caroço que quero ver.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Prefeito de Irecê tenta subornar mulher por ajuda em processo eleitoral

 prefeito Zé das Virgens (PT), do município de Irecê, está em maus lençóis. Gravações telefônicas obtidas pelo Bahia Notícias revelam uma conversa na qual o gestor aparece tentando subornar uma mulher identificada como Netinha. O prefeito oferece um cargo e, em troca, pede que ela o ajude em um processo eleitoral.

“No meu entendimento, é melhor nomear uma pessoa sua do que você. Porque a Justiça vai dizer: ‘Como é que vocês estão nomeando uma pessoa que está no processo eleitoral?’ E, se você for lá e nos defender, vão dizer que está fazendo isso porque foi nomeada. Vão dizer que você foi comprada”, explica Zé das Virgens, que ainda completa: “E ninguém tem o interesse de te comprar”.

 A mulher entende o raciocínio e reitera: “No lugar de colocar meu nome na folha, colocaria o de outra pessoa. Aí, o pessoal lá da oposição não ia saber que eu estava recebendo”. O prefeito confirma: “Isso, isso”.

E não é só isso. Outra ligação telefônica mostra Zé das Virgens planejando uma forma de ajudar um aliado político em uma concorrência licitatória. Na conversa, o prefeito diz que irá beneficiar o parceiro assim que terminar o prazo de validade de uma licitação já existente

Marcha contra corrupção reúne 3 mil em Brasília

Sob o impacto do mais novo escândalo, envolvendo políticos com a organização criminosa comandada pelo bicheiro Carlinhos Cachoeira, cerca de três mil pessoas, pelos cálculos da Polícia Militar, participaram na manhã de sábado da Marcha contra a Corrupção, na Esplanada dos Ministérios. Entre os manifestantes havia muitos servidores públicos de categorias em greve, como a dos professores e jovens de cara pintada. A maior parte usava camisetas pretas. Portando faixas e entoando palavras de ordem, os manifestantes protestaram contra a impunidade e o desvio de dinheiro público e pediram agilidade no julgamento do processo do mensalão, aberto em 2005 e até hoje tramitando no Supremo Tribunal Federal (STF). Alguns cartazes pediam a transformação da corrupção em crime hediondo. Não houve incidentes

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Vereadores de Jucuruçu apelam pelas as transferências de títulos eleitorais para tentarem se elegerem na próxima eleição



Neste sábado e domingo foi uma loucura aqui em Jucuruçu, muitos vereadores pré-candidatos a vereadores na próxima eleição fizeram de tudo para buscar eleitores em outras cidades e até mesmo em outros estados para fazer transferência de títulos eleitor arais, será que esses vereadores ainda têm esperança de se elegerem a vereador no município de Jucuruçu? A verdade que esses vereadores nunca fizeram nada pelo o povo, o que eles fizeram foi só atrapalhar o município de Jucuruçu.

Quando eles deram por muitas vazes carta branca para o prefeito Loyola fazer o que bem quisessem com o dinheiro público, se os atuais vereadores de Jucuruçu estiverem pensando que os eleitores que vem de fora vão ser o suficiente para os elegerem, eles estão muitos enganados, ainda bem que os eleitores do município de Jucuruçu têm consciência que esses vereadores não podem ser mais nada politicamente, porque eles deram toda prova que eles não sabem de nada quando se trata de legislar.

 E o povo não é obrigado ficar pagando salários para uns vereadores que só pensam neles próprios, em exceção a vereadora Jane Lacerda, os vereadores podiam ter vergonha de pedir votos, porque eles nada fizeram para o bem estar do povo. Se o povo que mora fora de Jucuruçu conhecesse um décimo da incompetência desses vereadores de Jucuruçu, já mais eles sairiam de suas casas para transferirem seus votos para o município de Jucuruçu.

Os políticos de Jucuruçu estão merecendo é cadeia diante de tanta coisa errada que    eles estão praticando. Só não entendemos o quê a justiça está esperando para colocar esses marginais atrás das grades, porque motivos não faltam, parece que a justiça estar deixando ser corrupiada por essa corja de Jucuruçu, até o momento os processos movidos pela a vereadora Jane Lacerda contra o prefeito Loyola, não surtiu nenhum efeito positivo a favor da moralidade do município de Jucuruçu, agora perguntamos onde está a justiça brasileira? Será que o poder corrompe tudo? Realmente o que está acontecendo em Jucuruçu, não dá para confiarmos em mais nada.

A indecência o desmando falcatrua, roubalheira, má administração, é que estão predominando em Jucuruçu, uma verdadeira terra sem lei, e os maiores culpados por isso tudo é simplesmente uma câmara de vereadores incompetente. E os mesmos vereadores ainda querem voltar, só se o povo não tiver raciocínio, temos que fazer uma varredura nestes vereadores parasitas. 

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Jucuruçu ainda não acertou com seu administrador público: e sem duvidas o pior está sendo o prefeito Manoel Loyola


Normalmente os prefeitos viajam para buscar recursos para o seu município, o prefeito de Jucuruçu, viaja para se esconder dos seus credores. Em toda historia de Jucuruçu nunca vimos uma pessoa mais enrolada que o prefeito Manoel Loyola, nem mesmo o dinheiro que entra na prefeitura de Jucuruçu, o deixou honesto, o mais incrível desta historia, que o próprio Loyola faz resenha dele mesmo, e isso deixa seus credores com mais raiva e sem esperança para receber. Será que o prefeito Loyola nunca vai perceber que sua marca de enrolado é conhecida em todo território baiano, e em grande parte de Minas Gerais, e outros estados.

Ser um político enrolado, até que vai, mas ser enrolado de cabo a rabo é muito complicado. Todas as impressas que prestaram serviços no município de Jucuruçu, tomaram prejuízos com o prefeito Loyola, que o diga, Sivaldo Ramos, por exemplo. Nenhuma impressa quer prestar serviço para a prefeitura de Jucuruçu, nesta administração de Manoel Loyola, porque sabe se trabalhar vai ter dor de cabeça para receber, com isso, quem sai perdendo é o nosso povo que deixa de receber o progresso.

Parece que só os ciganos estão conseguindo receber do prefeito Loyola, nem que seja na base da pressão, a coisa está tão feia para o prefeito Loyola, que quando tem pagamentos na prefeitura de Jucuruçu, quem chega primeiro são os ciganos, eles não querem nem saber se os funcionários vão ficar sem dinheiro, os ciganos falam assim, farinha pouca - meu pirão primeiro. Loyola vai encerrar seu mandato com a conclusão apenas de três obras e meia, sendo a construção da prefeitura, uma mine praça no centro de Jucuruçu e a conclusão a Praça do Coqueiro. Lembrando que a Praça do Coqueiro já estava com 70% concluída. Á administração do prefeito Loyola é marcada simplesmente, por enroladas, decepção e muita roubalheira.

Prefeito de Teixeira de Freitas terá que devolver do próprio bolso R$ 768 mil aos cofres


O prefeito de Teixeira de Freitas, Apparecido Rodrigues Staut (PSDB), terá que devolver aos cofres públicos R$ 768 mil, com recursos próprios, e ainda pagar uma multa no valor de R$ 20 mil. O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) condenou nesta quinta-feira (20) o gestor, acusado de contratar irregularmente em 2008 serviços de drenagem, pavimentação e esgotamento sanitário para diversas localidades do município do sul baiano. De acordo com a 3ª Coordenadoria de Controle Externo do TCM, através da Programação Anual de Auditoria, foram gastos no total R$ 17,8 milhões. De acordo com a corte, na execução dos serviços citados foi comprovado o superfaturamento de pouco mais de R$ 1.066.269,47, quando confrontado os custos unitários dos serviços conforme planilha orçamentária apresentada pela empresa com a tabela de custos adotados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Cabe recurso a decisão. (BN)

Dilma diz não recear CPI: se apontar 'malfeitos' no Executivo corrige-se e pune-se responsável


Em diálogos com seus operadores políticos, Dilma Rousseff afirmou que não receia que a CPI do Cachoeira respingue no seu governo. Declarou que, na eventualidade de surgirem irregularidades relacionadas ao Executivo, o “malfeito” será corrigido e o responsável punido. Destoando de todos os presidentes que a antecederam, Dilma absteve-se de mobilizar sua infantaria legislativa para deter a CPI. Em privado, afirmou que não gosta nem desgosta da iniciativa. Encara a encrenca como algo que diz respeito ao Legislativo. Manifestou a auxiliares e a lideranças governistas uma única preocupação: não gostaria que a CPI levasse à paralisia das votações. Entre os projetos que deseja ver apreciados cita especialmente a Lei Geral da Copa e as duas medidas provisórias recém-editadas para estimular a indústria. A Lei da Copa, já aprovada na Câmara, aguarda votação no Senado. Quanto às MPs pró-indústria, em fase inicial de tramitação, ainda terão de ser analisadas e votadas nas duas Casas legislativas.

De todos os fatos que serão objeto de investigação na CPI, a atuação da Delta Construções é, por ora, o que oferece mais riscos ao governo federal. A empresa é uma das maiores tocadoras das obras do PAC. A Delta já foi alvejada por auditorias da Controladoria-Geral da União. No momento, em ação preventiva, o órgão olha com lupa os contratos da empreiteira com o Executivo. O governo tenta antecipar eventuais dissabores. Empurrado por Lula, o PT aderiu à CPI, viabilizando-a. Primeiro na Câmara, depois no Senado. As demais legendas do condomínio governista enxergaram no protagonismo petista e no corpo mole do Planalto uma espécie de “liberou geral”. Sócio majoritário da coalizão, o PMDB seguiu a correnteza. Mas suas principais lideranças fizeram chegar aos ouvidos de Dilma seus receios quanto ao que está por vir. Em conversa com o blog, um desses líderes disse: o movimento do PT foi um “erro”.  Acha que errou também o Planalto ao não levar o pé à porta. O cenário no Congresso, disse o parlamentar, era de “céu de brigadeiro”. O período eleitoral funcionaria como trégua. “Com a CPI, ninguém sabe o que pode acontecer. A quantidade de fios desencapados é muito grande”. O discurso da tribo do PMDB não é gratuito. Nunca é.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Prefeito de Presidente Jânio Quadros é afastado do cargo por Câmara

A Câmara de Vereadores do município de Presidente Jânio Quadros, localizado no centro-sul baiano, afastou o prefeito da cidade, José Conegundes Vieira (PMDB), por um período de 90 dias. Aprovado por cinco votos contra um, o decreto de afastamento foi proposto pela presidência da Casa Legislativa e está baseado em relatório da Comissão Especial de Inquérito (CEI), instalada em 2011, que investigou denúncias de desvio de recursos de convênios federais e prestação de contas de obras não realizadas. Segundo informações do Blog do Anderson, votaram a favor do decreto os vereadores Renan Alves Santos (PRB), Luis Moreira (PRTB), Robério Almeida (PDT), Domiciano José da Silva (PCdoB) e Miguel de Oliveira (PCdoB). A vereadora Terezina Sousa Dutra votou contra. Foi convocada para assumir o Executivo municipal a vice-prefeita Leliana Brito. Como ela não foi à sessão, sua posse foi adiada para esta quarta-feira (18).

terça-feira, 17 de abril de 2012

Oposição promove ato simbólico para coletar assinaturas para a CPMI do Cachoeira

Os partidos de oposição no Congresso Nacional (Câmara e Senado) fizeram um ato público de assinatura do requerimento que pede a criação da comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) para investigar a relação de políticos, agentes públicos e privados com o empresário de jogos de azar Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Os deputados e senadores da oposição (PSDB, DEM, PSOL e do bloco PPS/PV), cobraram dos parlamentares que integram a base do governo celeridade na coleta das assinaturas e a posterior divisão dos cargos de comando da CPMI com a oposição. “Esse ato é mais um motivo para pressionar a base do governo do seu compromisso [de criação da CPMI]. Essa comissão não é mais um instrumento da minoria, mas da sociedade”, discursou o presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP).

DEM anunciará candidatura de Neto no dia 23, diz jornal

O DEM realizará na próxima segunda-feira (23) um encontro em Salvador com o presidente nacional do partido, o senador José Agripino Maia, para discutir as eleições municipais. O evento acontecerá às 15h, no centro de convenções do Hotel Fiesta e deverá marcar, segundo matéria do jornal A Tarde, o anúncio da candidatura do deputado federal ACM Neto.

Em entrevista à publicação, o presidente estadual do DEM, José Carlos Aleluia, deu a dica. “Eu diria que a candidatura de ACM Neto já decolou. E em aviação existe um ponto que chamamos de não retorno. Acho que no dia 23 atingiremos este ponto”, declarou. A confirmação da candidatura do democrata seria mais um indício de que a união das forças oposicionistas se torna cada vez mais difícil.

Prefeita de Capim Grosso anuncia renúncia ao cargo

Lídia Fontoura (PSD), prefeita da cidade de Capim Grosso, distante 272 km de Salvador, renunciará ao cargo. A decisão já foi comunicada por ela ao seu partido. Lídia, segunda colocada nas últimas eleições municipais, assumiu o executivo municipal em agosto de 2010 após a cassação do mandato de João Dias (DEM). Uma coletiva para explicar a situação está marcada para amanhã na Prefeitura. A população do município foi pega de surpresa com a notícia e correligionários da gestora lamentam a decisão. Quem assumirá o cargo deixado por Lídia será o seu vice, Sivaldo Rios (PSDB). Os boatos na cidade são de que Lídia foi vítima das mesmas “forças ocultas” que levaram o então presidente Jânio Quadros a renunciar ao cargo nove meses depois de assumi-lo.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Com internação de Sarney, CPI pode ser instalada por Marta Suplicy

Marta Suplicy

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), havia anunciado que instalaria a CPI do Cachoeira tão logo recebesse as indicações dos representantes dos partidos na comissão. Os líderes partidários prometem fazer suas indicações até quinta-feira. E Sarney está internado no Hospítal Sírio Libanês, de São Paulo, onde se submeteu a um cateterismo. Deve deixar hoje a UTI, mas não se sabe ainda quando volta ao trabalho. Dependendo do andar da carruagem, caberá à vice-presidente do Senado, Marta Suplicy (PT-SP), instaurar a CPI. (Poder On-line/Ig)

Santo André: Advogado diz que dono de jornal mandou matar prefeito

Na última semana, o advogado Calixto Antônio Júnior acusou o diretor-presidente do Diário do Grande ABC, Ronan Maria Pinto, de ter envolvimento com o assassinato de Celso Daniel, então prefeito de Santo André (SP), em 2002. Segundo o advogado, o empresário mandou matar o político que era filiado ao PT. A declaração de Antônio Júnior contra o proprietário do Diário do Grande ABC foi feita durante seu depoimento à CPI da Câmara de Santo André que apura supostas irregularidades cometidas no Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa). Apesar do tema discutido pelos vereadores, o advogado continuou a criticar Ronan Maria. Além de relaciona-lo com a morte de Celso Daniel, o advogado afirmou que o executivo extorquiu prefeitos do ABC paulista.

sábado, 14 de abril de 2012

TRE multa Kertész por propaganda antecipada em blog e site

 
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE) condenou, nesta quinta-feira, o radialista e pré-candidato à prefeitura de Salvador, Mário Kertész (PMDB), por propaganda eleitoral antecipada. Desta vez, a multa de R$ 5 mil foi aplicada pela veiculação de um texto em seu blog, com um apelo à juventude soteropolitana a fim de apoiá-lo “em propostas decentes” para a capital baiana. O texto, considerado pelo Tribunal, como propaganda fora de época, deverá ser retirado, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

Ainda de acordo com a decisão, o radialista deve se abster de fazer novas divulgações do gênero. Segundo o procurador Regional Eleitoral, Sidney Madruga, o pré-candidato segue com “ações eleitoreiras subliminares em programas de rádio, entrevistas a veículos de comunicação e outros meios, na intenção de revelar suas qualidades de homem público, em desrespeito à legislação eleitoral e à jurisprudência do Tribunal Superior eleitoral”.

Prefeitura de Feira aluga casas sem licitação


A prefeitura de Feira de Santana alugou por dez meses sete imóveis para a pedido da secretaria municipal de Desenvolvimento Social. Ao todo, serão gastos R$ 98.788 no período. A informação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Todos os contratos foram feitos com dispensa de licitação.

As unidades ficam em bairros diferentes da segunda maior cidade do estado. O pagamento mais caro é de um localizado na rua Marquês de Bragança, no bairro Sobradinho. Mensalmente os cofres públicos desprenderão R$ 2.130 para o aluguel deste espaço. Ao final do contrato, de dez meses, serão gastos 21.300 reais. Já o o mais barato está localizado na rua Elpidio Nova, na região de Coronel José Pinto. Neste imóvel a prefeitura vai pagar pouco mais de R$ 850 mensalmente, ao final serão R$ 8.588,40.

Madruga diz que lentidão em julgamento da prefeita de Candeias é 'escárnio para a Justiça baiana'


O procurador regional eleitoral Sidney Madruga classificou a morosidade no julgamento da cassação da prefeita de Candeias, Maria Maia (PMDB), de “um escárnio para a Justiça baiana”, em sessão no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). A decisão da Corte, que estava marcada na última quarta-feira (11), mas foi adiada após pedido de vista do juiz Maurício Kertzman, que prometeu pôr o processo em julgamento na próxima quarta (18).

A gestora do município da Região Metropolitana de Salvador foi alvo de denúncia do Ministério Público por abuso de poder econômico, gastos não contabilizados da campanha – ou seja, caixa 2 – e o recebimento de R$ 266 mil de uma doadora que morreu nos Estados Unidos quatro anos antes das últimas eleições municipais. O relator do parecer no TRE, o desembargador Josevando Andrade, deu parecer favorável à acusação do órgão.

Feira de Santana: Prefeitura devolve R$ 3 milhões por não aplicar recursos

 A Prefeitura de Feira de Santana já devolveu cerca de R$ 3 milhões aos cofres do Governo Federal, somente durante a administração do prefeito Tarcízio Pimenta, que deveriam ter sido aplicados em benefício dos cidadãos feirenses. Até o mês de março, a soma de recursos devolvidos já chegava a R$ 2.667.482,70. Para surpresa dos feirenses, já no dia 9 foi descoberta uma nova devolução de recursos pela Prefeitura de Feira de Santana, com pagamento feito no dia 17 de fevereiro ao Ministério do Desenvolvimento Social e combate à Fome, no valor de R$ 176.648,00, referente a “saldo de convênio não utilizado” para “assistência à criança e ao adolescente”. As informações podem ser confirmadas por qualquer cidadão no “Transparência Cidadã”. Com esta nova remessa de recursos devolvido de verbas federais, já chega a um total de R$ 2.844.130,70 que deveriam ter sido aplicados.

Collor é indicado para compor CPI de Cachoeira

O senador Fernando Collor (PTB-AL) foi indicado pelo bloco União e Força, recém formado no Senado por PTB, PR e PSC, para compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que deverá investigar as relações de parlamentares, autoridades e representantes do setor privado com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Além de Collor, também foi indicado pelo grupo o senador Vicentinho Alves (PR-TO). O anúncio dos nomes foi feito pelo líder do bloco, o senador Gim Argello (PTB-DF). De acordo com o regimento interno, o grupo formado pelas três legendas terá direito a indicar os ocupantes de duas das 30 vagas da CPI, que serão preenchidas por 15 senadores e 15 deputados federais. “Os nomes serão apresentados na terça-feira, depois que o presidente Sarney receber o requerimento de criação da CPI”,

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Tiririca desiste de se candidatar à prefeitura de São Paulo

O deputado federal Tiririca (PR-SP) retirou nesta quarta-feira (11) seu nome da lista de possíveis candidatos à Prefeitura de São Paulo nas eleições municipais deste ano. Em fevereiro, ele havia se colocado "à disposição" para concorrer, mas disse que isso dependeria do partido. Segundo o deputado, na ocasião o PR o informou que faria pesquisas sobre o tema, mas ele disse  nunca obteve nenhuma resposta depois disso. "Ia fazer um barulho bom", lamentou. Tiririca também afirmou que vai esperar antes de anunciar quem apoiará na campanha. "O partido vai decidir, e quem eles decidirem nós vamos apoiar", disse. O deputado admitiu que teria dificuldades para gerenciar uma cidade como São Paulo. "Eu não estou preparado para assumir uma responsabilidade grandiosa como essa", disse, ao anunciar a decisão.
Tiririca disse que pretende agora se dedicar aos anos de mandato que restam. "Deixa eu quietinho aqui. Eu tô [sic] fazendo tão bonito aqui", disse, destacando que não tem nenhuma falta registrada em pouco mais de um ano de mandato. O parlamentar disse pretender trabalhar pelos profissionais de circo, onde já atuou antes da carreira parlamentar. "Você tem que abraçar uma causa", afirmou, defendendo a realização de um censo escolar entre as crianças que vivem em circos e uma pesquisa geral sobre os profissionais e os dados do setor.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Timóteo exalta ditadura e defende 'porrada' em opositores


Em discurso na Câmara Municipal de São Paulo nesta quarta-feira (11), o vereador Agnaldo Timóteo (PR) exaltou a ditadura militar e defendeu os generais que mandaram “meter a porrada” em opositores.  Ele acusou a imprensa de não lembrar “coisas maravilhosas” feitas pelo regime e disse que não há vereadores de esquerda: só aqueles que correm atrás de “cascalho” e querem ganhar dinheiro. “É uma lástima que os meios de comunicação não se disponham a contar as coisas maravilhosas que foram realizadas neste país pelo regime militar”, disse Timóteo. “Meia dúzia de brasileiros zé-manés queriam depor o regime militar na porrada. Se sou general, vou deixar os caras me deporem na porrada? Não, mando meter a porrada neles. Que negócio é esse? Governo é governo”, afirmou.
Diante dos protestos de colegas, incluindo o ex-preso político Gilberto Natalini (PV), Timóteo disse: “Quem é de esquerda aqui dentro? Todo mundo está correndo atrás de ‘cascalho’, todo mundo querendo ganhar dinheiro e vem me dizer que é de esquerda? Sai fora com essa coisa de esquerda!”. O vereador discursou durante a sessão que aprovou a criação de uma Comissão da Verdade municipal. Ele criticou a iniciativa e elogiou a Lei da Anistia aprovada em 1979, durante o governo João Figueiredo. “Em 1979, João Batista de Oliveira Figueiredo disse ‘Lugar de brasileiro é no Brasil’ e trouxe todos de volta: assassinos, assaltantes, sequestradores, bandidos, todos voltaram. Então, por que esta Comissão da Verdade de um lado só? Que negócio é esse? Tenha piedade!”. 

TCM aplica multa de R$ 5 mil a prefeito de Santo Amaro

O prefeito de Santo Amaro da Purificação Ricardo Jasson Magalhães Machado do Carmo foi multado em R$ 5 mil pelo Pleno do Tribunal de Contas dos Municípios nesta quinta-feira (12). O relator conselheiro Paolo Marconi aplicou a multa porque foi julgado procedente o termo de ocorrência protocolado na Prefeitura do município em função da contratação irregular de transporte escolar durante o exercício de 2009.
 A 1ª Inspetoria Regional de Controle Externo encontrou irregularidades na contratação da empresa ODM Transportes Ltda pela quantia de R$ 331.650,00. O gestor não comprovou as razões da escolha desta empresa específica, não apresentou o processo licitatório de contratação, nem justificou o preço elevado pago pelos serviços prestados. Ainda assim, ele poderá recorrer da decisão. 

Câmara aprova projeto que endurece a Lei Seca


A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (12), um projeto que endurece a Lei Seca, criando mecanismos novos para punir motoristas embriagados. Muitos motoristas se recusam a fazer o teste do bafômetro ou o exame de sangue. No fim de março, o Superior Tribunal de Justiça decidiu que só esses dois testes podem ser usados como prova em um processo criminal contra condutores embriagados. Na prática, a decisão inviabilizou a aplicação da Lei Seca. A Câmara reagiu. Aprovou um novo projeto, que amplia as provas contra os motoristas. Também vão valer imagens de câmeras ou celular; testemunhas, que podem ser outros motoristas, pedestres ou os agentes de trânsito; exames clínicos e perícia.
Para evitar eventuais abusos do agente de trânsito, o motorista que quiser contestar essas provas poderá fazer o teste do bafômetro, como uma contraprova. A lei se aplicará não apenas aos motoristas embriagados, mas a todos que estiverem sob o efeito de substâncias que alteram a capacidade de dirigir. Por exemplo: drogas e remédios de uso controlado, como os de tarja preta. A multa dobrou: será de R$ 1.915. Para o especialista em trânsito David Duarte, as mudanças são positivas. Mas é preciso fiscalização mais eficiente. “Como rotina, inclusive, até porque as pessoas não bebem só nos fins de semana. Muita gente tem o happy hour, alguns exageram bastante. A grande causa dos acidentes de trânsito hoje no Brasil, mais até do que o excesso de velocidade, é o álcool ao volante”, diz. Esse projeto ainda precisa ser votado pelo plenário do Senado

PT quer abafar mensalão com a CPI do Cachoeira


Rui Falcão revela estratégia para tentar neutralizar julgamento do mensalão

Rui Falcão revela estratégia para tentar neutralizar julgamento do mensalão. A estratégia antes negada publicamente pela maioria dos petistas, – de usar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) de Carlinhos Cachoeira para desviar o foco e neutralizar o julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF) – foi admitida nesta quarta-feira pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão. Um vídeo de quase dois minutos postado nesta qurta-feira à tarde no site oficial do partido, Falcão conclama centrais sindicais e partidos políticos que defendem o combate a corrupção, além de movimentos populares, a fazerem uma mobilização contra o que chamou de “operação abafa” que visaria a impedir a realização da investigação da CPMI, que já envolve parlamentares de seis partidos, inclusive do PT. No vídeo, pela primeira vez, Falcão cita a intenção de desmascarar, na CPMI, aqueles que, segundo o presidente do PT, são os autores do que ele chama de “farsa do mensalão”, PSDB e DEM. As declarações foram criticadas pela oposição e até por setores mais moderados do PT.

O secretário de saúde Ailton Dias já está pensando em desistir de sua incumbência


Todo mundo sabe que a contratação de Ailton Dias foi nada mais que uma estratégia de colher votos para o prefeito Loyola, mas como esse cargo iria dar certo se o prefeito Loyola está enrolado em tudo falando, agora prestem atenção na enrascada que o senhor Ailton Dias se enfiou, como que ele ia conduzir essa secretaria se o dinheiro destinado para aquele setor está ficando com a ex-secretária de saúde a filha do prefeito Loyola Keyla Loyola, ai realmente fica muito difícil para uma pessoa poder prestar o serviço sendo que a mesma não tem acesso o dinheiro, parece que com a saída da filha do prefeito da secretária da saúde lhe rendeu muitos lucros, porque a senhorita Keyla está construindo uma senhora mansão no bairro Califórnia, será que ela ganha tão bem que daria para ela está construindo aquela mansão? Parece que a moça está querendo concorrer com a mansão do pai dela, o senhor Manoel Loyola prefeito de Jucuruçu.

É Ailton Dias desta vez você entrou numa verdadeira enrascada, parece que o senhor só entrou nesta prefeitura para ser mais um laranja do prefeito Loyola, tomara que ele não faça com você como ele fez com o Zé Aldo, que prefeito perverso, pois ele começou estragando primeiro as pessoas que estão mais próximas a ele. Primeiro ele estragou os eleitores que votaram nele, e agora ele está passando a perna nos seus amigos, desse jeito como fica o pobre município de Jucuruçu? Na verdade o povo de Jucuruçu só nasceu mesmo para sofrer. Pois tem que engolir tudo isso e ficar calado, porque não tem ninguém que corre atrás dos seus direitos, e quando corre, não chega a lugar nenhum porque a justiça não colabora.

No fundo no fundo ficamos com dó do Ailton Dias, por que parece que ele tinha boas intenções com a saúde, mas infelizmente o prefeito Loyola não colabora, qual o médico que quer trabalhar num município, sabendo que o pagamento não é fácil de receber?  E todo mundo sabe que essa é a realidade do município de Jucuruçu. Se o prefeito não honrou seus compromissos em três anos, será que ele vai honrar de agora pra frente, faltando menos de um ano para encerrar seu mandato. Mas na verdade o senhor secretário Ailton Dias estava muito afoito por esse cargo, pois ele aceitou até ser laranja só para não perder essa mamata, só que ele, só foi convidado quando a vaquinha já estava com suas tetas secas. Nem os cheques dele fez com quer a vaquinha desse mais leite. Na verdade, é pouca vaca, para muitos bezerros. 

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Ministros do STF pedem pressa para o mensalão

Gilmar Mendes

Uma blitz pelo julgamento do mensalão ainda no primeiro semestre mobilizou integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta terça, dois ministros vieram a público defender o julgamento do processo antes do recesso de julho. O ex-presidente do tribunal, Gilmar Mendes, foi o mais enfático. “Se se quiser votar, tem que ser neste semestre”, afirmou ele. “Tudo recomenda, e nada indica o contrário, que a gente julgue esse processo neste ano”, acrescentou. O próximo presidente da Corte, ministro Carlos Ayres Britto, disse ser necessário apressar o julgamento. “Como o ano é eleitoral e efetivamente há certo risco de prescrição de algumas imputações, isso em tese, o conveniente seria apressar o julgamento sem perda da segurança da análise julgada”, afirmou.

Candeias: Ministro indefere liminar e prefeita pode ser cassada hoje

Maria Maia (PMDB)

A poucas horas do julgamento pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) que pode provocar a sua cassação, a prefeita de Candeias, Maria Maia (PMDB) sofreu uma grande derrota. Nesta terça-feira, véspera do julgamento, o ministro Marco Aurélio, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), indeferiu pedido apresentado pelos advogados da prefeita para adiar a sessão que será realizada na tarde desta quarta-feira, na sede do TRE. Em sua decisão, Marco Aurélio disse que a prefeita apresentou quatro recursos apenas para “retardar o andamento do processo” e que, quando intimida a apresentar provas, optou pelo silêncio. Maria Maia e seu vice, Antonio Raimundo dos Santos, são acusados de abuso do poder econômico, gastos não contabilizados da campanha (caixa 2) e o recebimento de R$ 266 mil de uma doadora que morreu quatro anos antes das últimas eleições municipais, nos Estados Unidos.

Ministra do STJ recusa relatoria do processo de libertação de Cachoeira



A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Laurita Vaz, recusou nesta quarta-feira, 11, a relatoria do habeas corpus solicitado pela defesa do empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. A ministra se disse em “suspeição” por ser de Goiás, Estado onde há negócios ligados ao contraventor, preso desde fevereiro sob suspeita de comandar uma rede de jogos ilegais com máquinas caça-níqueis no Distrito Federal e em Goiás, Tocantins, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Pará. De acordo com o STJ, o posicionamento se deu por motivo de “foro íntimo”, conforme prevê o Código de Processo Penal e Código de Processo Civil.


Em sua decisão, disponibilizada na íntegra no site do STJ, a ministra afirma que prefere se afastar por ter tido “algum tipo de contato social ou profissional” com autoridades mencionadas nas investigações da Polícia Federal, durante a Operação Monte Carlo. O inquérito sugere o envolvimento de políticos no esquema, fato que motivou a Câmara e o Senado a anunciarem a intenção de formar uma CPI mista para apurar as denúncias.

Demóstenes é notificado sobre investigação do Conselho de Ética do Senado

O senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) foi notificado no início da tarde de hoje, de que será investigado pelo Conselho de Ética do Senado sobre as denúncias veiculadas na imprensa de participação em um esquema de exploração de jogos ilícitos comandado pelo empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Há dias recluso em sua residência, Demóstenes Torres foi ao seu gabinete exclusivamente para receber o documento, entregue pela secretária-geral da Mesa Diretora, Cláudia Lira. Cumprido esse procedimento regimental, o parlamentar terá dez dias úteis, contados a partir de amanhã, para apresentar sua defesa ao Conselho de Ética. O prazo foi estabelecido ontem, pelo presidente interino do conselho, Antonio Carlos Valadares (PSB-SE).

Julgamento de anencéfalos lota plenário do STF e expõe opiniões conflitantes



Em clima de expectativa e disputa por espaço, o julgamento, no Supremo Tribunal Federal (STF), do processo sobre o direito de as gestantes interromperem a gravidez nos casos em que há fetos anencéfalos (malformação do tubo neural) envolveu hoje favoráveis, contrários e curiosos. O plenário da Suprema Corte lotou deixando muitos do lado de fora à espera de um assento. Alunos de direitos também comparecem por considerar este um dos principais momentos da história jurídica do país. Porém, o ambiente conciliador acaba aí. Do lado de fora do prédio do STF, manifestantes se aglomeram para acompanhar a sessão. Religiosos, de várias partes do país, fizeram vigília. Joana Croxato, mãe de Vitória, de 2 anos e 3 meses, diagnosticada como anencéfala, também quis acompanhar o julgamento. Especialistas e médicos também compareceram à sessão.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Wagner se queixa de Dilma

O Governador Jaques Wagner recebe o título de Cidadão Baiano. Foto: Arquivo.

Mesmo aliados, os governadores do Nordeste têm se queixado muito das medidas adotadas pela presidente Dilma.

Nesta semana, após o anúncio da segunda fase do Plano Brasil Maior, o governador Eduardo Campos (PSB-PE) foi um dos reclamou da ausência de um corte regional nas medidas.

No mês passado, Campos e o governador Jaques Wagner (PT-BA), enviaram uma carta à persidente reivindicando incentivos fiscais diferenciados para favorecer a instalação da indústria automobilística na região.

Eles estão descontentes. Cada vez que há um corte no IPI, para manter empregos no Sudeste, caem os recursos do Fundo de Participação dos Estados para o Nordeste.

Senado banca até Nescau dos senadores

Além de custear uma série de despesas de parlamentares, como celular, carro, restaurante, viagens e plano vitalício e integral de saúde, o Senado também paga, com dinheiro público, o Nescau dos representantes legislativos. Segundo a coluna Radar Online, do site da revista Veja, a Casa abriu licitação para gastar até R$ 106 mil na compra de “gêneros alimentícios de primeira necessidade” para abastecer o gabinete do presidente da Casa, José Sarney (PMDB), e o cafezinho do plenário. Fazem parte da lista de itens que devem ser fornecidos à Câmara Alta produtos como sucos, leite, café solúvel, queijo e presunto. Há previsão de gasto de R$ 728 com achocolatado em pó, R$ 10.560 em adoçante, R$ 2,6 mil em biscoito de leite e R$ 1.470 em chá de boldo.

domingo, 8 de abril de 2012

Para financiar campanhas, Senado tem suplentes ricos

BRASÍLIA - Ter suplentes ricos que financiam parte das campanhas, cada vez mais caras a cada eleição, também é praxe no Senado. Roberto Requião (PMDB-PR), por exemplo, teve 27% do custo de sua campanha bancados por seu suplente, Chico Simeão, que doou R$ 857 mil. Simeão é dono da BS Colway, que importa pneus usados, recicla e revende no Brasil. Requião afirmou que esse dinheiro refere-se ao empréstimo de um avião.

— Eu superestimei o valor de propósito, para evitar problemas — afirmou o senador do PMDB. Ele nega ter escolhido Simeão pelo fato de ele ser rico:
— Ele é um empresário progressista, que defende o capital produtivo.
Primeiro suplente de Demóstenes Torres (de Goiás, sem partido), que está agora em meio a um escândalo de corrupção, o empreiteiro Wilder Pedro de Moraes, da Orca Construtora, doou R$ 700 mil para a campanha do titular, o que corresponde a 7,5% do total arrecadado.

No Senado, 15 suplentes no exercício do mandato

Atualmente, 15 suplentes estão no exercício do mandato no Senado, o que corresponde a 18% dos 81 integrantes da Casa. Desses, cinco assumiram porque o titular foi eleito governador, quatro viraram ministros, três morreram, um tomou posse como secretário estadual, um foi indicado para conselheiro de tribunal de contas estadual e um foi cassado.

E alguns suplentes não deixam passar em branco a permanência temporária na Casa. Reditário Cassol é um exemplo disso. Assumiu o mandato por quatro meses no ano passado. Seu filho tirou uma licença por motivo de saúde. Nesse período, Reditário gastou R$ 92.104 de dinheiro público com “divulgação do mandato parlamentar”. Seu feito de maior destaque foi a defesa, na tribuna do Senado, para escândalo geral, do uso de chicote para presos que se recusam a trabalhar.

Ataídes Oliveira (PSDB-TO) também exerceu o mandato do titular, o senador João Ribeiro (PR-TO), por quatro meses, pelo mesmo motivo: saúde. O suplente gastou, no total, R$16.542, também da verba pública a que todo senador tem direito, com publicidade.

Oliveira ganhou os holofotes ao retirar sua assinatura do requerimento de criação da CPI do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que era uma iniciativa de seu próprio partido. O foco da investigação seria o PR, partido do titular do mandato.

A mudança no sistema de suplência do Senado é um dos assuntos debatidos na reforma política, em uma tentativa de corrigir distorções, mas nunca vai para a frente.

Pré-candidatos a vereador devem deixar cargos até este sábado


Magistrados, defensores públicos, secretários estaduais e municipais que pretendem concorrer ao cargo de vereador nas eleições de outubro deste ano devem deixar das funções até este sábado (7), segundo o calendário eleitoral aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A exigência também vale para governadores que, eventualmente, queiram concorrer à prefeitura. A norma diz que a desimcompatibilização do cargo deve ocorrer seis meses antes da eleição, sob pena de que o futuro candidato seja declarado inelegível. Para os pré-candidatos que pretendem disputar os cargos de prefeitura, o prazo limite é de quatro meses antes do pleito, o que ocorrerá no dia 7 de junho. Se enquadram nessa regra ministros de Estado, membros do Ministério Público, militares, os que ocupam a presidência, a diretoria ou a superintendência de autarquia ou empresa pública. Chefes de órgãos de assessoramento direto, civil e militar da Presidência da República e dirigentes sindicais também precisam interromper as funções.

De acordo com o TSE, a data para que os pré-candidatos deixem cargos, no caso das eleições municipais, varia de três a seis meses anteriores às eleições. No dia 7 de julho, servidores públicos em geral que pretendem concorrer a prefeituras deverão sair dos cargos. Há ainda situações nas quais não há necessidade de interromper as funções. É o caso dos prefeitos que estão exercendo o primeiro mandato e vão concorrer à reeleição e dos parlamentares federais, estaduais e municipais interessados em disputar prefeituras. Essa regra também vale para profissionais cujo trabalho pressupõe exposição na mídia, como atores e jogadores de futebol.

Salário de 13 ministros extrapola teto de R$ 26,7 mil


Artifício largamente empregado em governos passados para proporcionar uma remuneração de mercado a integrantes do primeiro escalão da Esplanada dos Ministérios, os conselhos de administração e fiscal de estatais e empresas públicas continuam a ser usados para turbinar os salários de ministros de Estado. Levantamento feito pelo Estado nos 38 ministérios do governo da presidente Dilma Rousseff aponta que um terço dos ministros integra hoje uma elite do funcionalismo com supersalários que ultrapassam o teto salarial de R$ 26.723,15. São 13 ministros que engordam seus rendimentos com jetons por participação em conselhos de empresas. O campeão é o ministro da Defesa, Celso Amorim, que acumula seu salário com o pró-labore de R$ 19,4 mil pagos pela participação no Conselho de Administração da Itaipu Binacional. São R$ 46,1 mil mensais brutos de remuneração.

Demóstenes usa blog para criticar pacote de Dilma na internet

A torrente de evidências da ligação promíscua de Demóstenes Torres com Carlinhos Cachoeira não privou o senador apenas de sua antiga biografia. Tirou dele também o senso de realidade. Imerso em denúncias, Demóstenes decidiu quebrar um silêncio que já durava 15 dias. Neste sábado, veiculou um artigo no blog que mantém na internet. O título é instigante: “Um Brasil maior para os pequenos.” Um leitor apressado poderia imaginar que o senador propugna por um país de dimensões grandiosas.
Um Brasil grande o bastante para acomodar pessoas que, como ele, apequenaram-se. Engano. Lendo-se o texto (disponível aqui), percebe-se que Demóstenes ainda se julga em condições de posar de gigante. Em 13 parágrafos, não anotou uma mísera paralavra sobre a crise moral em que se encontra mergulhado. Dedica-se no artigo a criticar as medidas de estímulo à indústria anunciadas por Dilma Rousseff há cinco dias. Chama as providências de “saco de bondades”. Sustenta que o pacote “trouxe menos que o esperado”.( Blog do Josias)

Ex-prefeito de Itamaraju Dílson Santiago reata amizade com rival política Marizete Carletto


Na verdade o mundo da política é um verdadeiro mundo cão, quem não se lembra das brigas em Itamaraju entre frei Dílson Santiago com Marizete Carletto, onde só se via baixaria por onde passava  e hoje os dois estão na maior amizade.

Então está comprovado que na política só tem sujeira, quem não se lembra dos comícios do frei Dílson, onde o mesmo tirava dos cachorros e colocava na Marizete Carletto, uma coisa que mais o povo lembra, era quando o frei Dílson chamava a Marizete a velha piriguete e outras baixarias, e pra hoje os dois andarem abraçados parecendo dois pombinhos.

Isso é só para provar que  certos políticos não  tem respeito nem por eles mesmos, Dílson Santiago surpreendeu todo povo de Itamaraju, por que todos pensavam que o Dílson Santiago fosse um bom político, e na verdade Dílson não sabe administrar nem a vida dele. Dílson Santiago possui uma inteligência privilegiada, mas na política ele só fez cagada e muita besteira.

 Devido à revalidade entre Dílson e Marizete Carletto, era para eles não ficarem amigos nunca mais, mas nenhum deles  tem vergonha e muito menos sentimentos.

 Relembrando a administração 

Marizete Carletto e Ronaldo Carletto, este último que se empenhou pessoalmente para a cassação de Dílson Santiago e Pedro da Campineira e que já disse que agora vai acompanhar diariamente a administração de sua mãe, estão herdando um município com diversos problemas, entre eles, falta de iluminação, ruas completamente esburacadas, servidores públicos com dois meses de salários atrasados e professores em greve.

Além de tudo isso, como denunciou o próprio deputado Ronaldo Carletto (PP), teria havido o sumiço de aproximadamente R$ 1,3 milhão da conta do Fundeb e a acusação é que o ex-prefeito Dílson Santiago teria feito o desfalque antes de renunciar. A irregularidade foi confirmada nesta quinta-feira (29) pelo sindicalista Noel Vieira, dirigente municipal da APLB/Sindicato.

Segundo Noel Vieira somente numa operação teria sido feita uma transferência do Fundeb para uma conta sem identificação no valor de R$ 920 mil e que este dinheiro não retornou para os cofres do município. O Ministério Público já foi informado e pode entrar no caso a qualquer momento.

Relembrando Comemoração

Durante várias horas da noite daquela quinta-feira (29), correligionários da família Carletto e pessoas da própria comunidade itamarajuense, comemoraram a decisão do Tribunal Regional Eleitoral, quando saíram às ruas da cidade em carreata. Também foram ouvidos foguetórios em vários bairros.

sábado, 7 de abril de 2012

Alvo de operação da PF, deputado vai falar sobre acusações na Assembleia Legislativa

 

Alvo da operação ‘Detalhes’, da Polícia Federal (PF), nesta terça-feira (3), o deputado estadual Roberto Carlos (PDT) informou em nota enviada à imprensa que vai se pronunciar na Assembleia Legislativa da Bahia na próxima semana sobre a acusação de desvio de verba pública, confirmada por 6 funcionários fantasmas em depoimento à PF na manhã de ontem.

A investigação da PF levou dois anos e constatou que o deputado contratou servidores fantasmas e desviou os salários (entre R$ 3 mil e R$ 8 mil) para contas de sua mulher e de um de seus filhos.  O político baiano também é acusado de sonegação fiscal, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Oito “funcionários fantasmas” residentes na cidade de Juazeiro participavam do esquema. Segundo o superintendente da PF, seis deles confirmaram que não trabalhavam na Assembleia Legilativa e disseram que seus salários eram sacados por terceiros e depositados nas contas dos parentes do deputado.

As irregularidades constatadas pela PF são referentes ao período entre 2008 e 2010, época do primeiro mandado do deputado. Roberto Carlos, que é presidente do clube de futebol Sociedade Desportiva Juazeirense, cumpre o segundo mandato como deputado estadual.

Prefeito de Vera Cruz desesperado com rejeição de quase 90% corre contra o tempo


O Prefeito Antônio Magno, em perceptível desespero de campanha, quer fazer nos poucos meses que lhe resta de mandato o que não fez em toda a sua gestão.

Buscando recuperar a credibilidade dos eleitores, o Prefeito de Vera Cruz, está passando a vassoura nas localidades deste município, até então, esquecidas!

Após uma administração caótica e acometida de “Farras” com o erário, que revoltou a todos, o prefeito de Vera Cruz, busca dar uma maquiada nas localidades deste município, acreditando que ainda há tempo para recompor a sua imagem.

A confecção e distribuição de adesivos com o slogan: “Deixa o homem aí”, parece não reverter o desejo da população, que, segundo se cogita, contra ataca com o adesivo: ” O Doutor vem aí”, onde se referem ao ex prefeito e pré candidato, Nicandro, cuja candidatura é extremamente ameaçadora nas urnas, ao atual prefeito.

O prefeito Magno, não soube aproveitar o crédito de confiança que lhe foi dado por quem o elegeu. Fez pouco caso às necessidades do município e cercou-se de um secretariado despreparado e de competência duvidosa.

Governo compra carros de luxo, não usa e abandona



A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, vinculada à Presidência da República, comprou 12 carros de luxo e os abandonou desde início de fevereiro, debaixo de sol e chuva, num estacionamento do Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília. Os modelos Megane Grand Tour da Renault foram adquiridos em pregão por R$ 482.400 e quitados dia 15 de março, mas serão usados só daqui a dois anos para transportes de autoridades na Copa do Mundo, e em 2016 nos Jogos do Rio. Cada carro saiu por R$ 40.200. No site da Renault, um modelo Logan, também executivo e quatro portas, sai por muito menos: R$ 28.610.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Jucuruçu em peso pergunta - será o que estar acontecendo com a justiça brasileira.



O que não entendemos é o fato que quase todos os políticos de nossa região já passaram por apuros na justiça, e o prefeito de Jucuruçu, o senhor Manoel Loyola nem se quer foi ouvido pela a justiça baiana, olha só que coisa estranha, pois já foram cassados o prefeito Dílson Batista Santiago de Itamaraju, o prefeito de Teixeira de Freitas Aparecido Staut, e o seu vice Hosmário Ferreira.

 E o prefeito de Itanhém, Milton Ferreira Guimarães, o Bentivi, o prefeito de Porto Seguro-BA, Gilberto Abade, o prefeito de Eunápolis, José Robério Batista de Oliveira, já tiveram também passagem pala justiça. O prefeito de ITABELA – Osvaldo Caribé Robério Oliveira, Prefeito de Nova Viçosa Robinho, enfim quase todos os políticos do extremo sul baiano. E até o momento o prefeito Loyola, se quer foi chamado para depor, pois o mesmo está responde um monte de processos e nada aconteceu com o prefeito Loyola. Ou Loyola tem um padrinho muito peitudo ou ele está recebendo uma ajuda do alem, porque não dá para acreditar nisso que está acontecendo. O maior exemplo para todos nós é o que aconteceu em Mucuri - BA. Que teve quase todos os vereadores presos na Operação Caribe só ficando de fora uma vereadora. É isso que está precisando no município de Jucuruçu, a intervenção da justiça. Já chega de tanto descaso.   


 Bahia na 3ª colocação em prefeitos cassados


Dados da União dos Municípios da Bahia (UPB), com base em levantamento no TSE, revelam que a Bahia é o terceiro estado em número de prefeitos cassados de 2008 até este ano. Com 29 gestores punidos pela Justiça Eleitoral, a Bahia fica atrás apenas do campeão Piauí, que tem 50, e de Minas Gerais, com 38. Em todo o território nacional, no mesmo período, o número de cassação de diplomas do Poder Executivo já chega a 274. Deste total, 38,1% dos casos são de improbidade administrativa e 36,9 % por infrações à lei. Na Bahia, dos 29 casos, 15 gestores foram enquadrados por improbidade e os outros 14 por infrações. E há outros números interessantes. Do total de prefeitos punidos, apenas três perderam seus cargos, de fato, até então. Soma 26 o número de alcaides que continuam no comando de seus respectivos municípios por força de liminares.

BAHIA NO TOPO DA LISTA DOS POLÍTICOS CASSADOS

A Bahia ficou em quarto lugar no ranking de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos no ano passado que, do final de 2008 até março deste ano, foram cassados por compra de votos ou uso eleitoral da máquina administrativa. A Bahia registrou 54 casos, o que representa 8,66 % das ocorrências. A pesquisa, divulgada  pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), demonstrou que, em todo o país, durante esse período, 357 eleitos em 2008 foram cassados por esses motivos, sendo que, deste total, 119 tratam-se de vereadores que sofreram cassação por compra de votos.

O prefeito Loyola está dando chapéu até no tribunal de contas. O portal política podre já deixou bem claro que 5% das irregularidades do prefeito Loyola, eram o suficiente para ele ser cassado.  Em Jucuruçu está faltando uma operação, por que todo  desmando está aqui. E o nome seria - Operação vaca leiteira.

Caso Cachoeira desmonta 'os três mosqueteiros' do Senado



Caso Cachoeira desmonta 'os três mosqueteiros' do Senado
Grupo era formado por Demóstenes, Randolfe Rodrigues e Pedro Taques.
'O Demóstenes que nós conhecíamos não existe mais', afirmou Rodrigues.
O grupo de parlamentares que se autointitulava "os três mosqueteiros" e que assim também era classificado por colegas do Senado agora está desfalcado. Desde o começo de março, quando surgiram as primeiras denúncias envolvendo o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), os outros dois integrantes do grupo não escondem a decepção.

Além de colegas, Pedro Taques (PDT-MT) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) eram amigos próximos de Demóstenes Torres. O trio atuava afinado, em pronunciamentos enfáticos, da tribuna do Senado, em defesa da ética e da moralidade na política.


Mas depois que gravações da Polícia Federal apontaram envolvimento de Demóstenes com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, preso por suspeito de chefiar uma quadrilha de jogo ilegal, o senador goiano se tornou alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), teve de pedir desfiliação do DEM e poderá responder a processo no Conselho de Ética do Senado. "O Demóstenes que nós conhecemos e confiávamos não é o Demóstenes que está nas manchetes dos jornais. O Demóstenes que nós conhecíamos não existe mais", disse o senador Randolfe Rodrigues.


A relação de proximidade entre os três senadores teve início com os trabalhos legislativos, logo no começo de 2011. Randolfe, então recém-chegado à Casa, colocou seu nome para disputar a presidência do Senado contra José Sarney (PMDB-AP). Ganhou o apoio de Taques, que trouxe junto Demóstenes. Começava a partir daí a relação de afinidade entre os três. "Tinha um ponto em comum que nos unia que era a defesa dos princípios éticos e a luta contra a corrupção. Nos unimos em torno de um ideal", recordou Pedro Taques.


Perdida a eleição para Sarney, os três conseguiram ocupar as vagas de titulares na Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante do Senado. O apelido "os três mosqueteiros" nasceu ali, uma vez que os três costumavam sentar na primeira fila e protagonizar, em sintonia, debates acalorados nas reuniões. "Nós sempre nos ligávamos, conversávamos sobre os projetos e tudo o que acontecia na Casa. Sempre um avisava o outro", afirmou Randolfe Rodrigues.


O costume de telefonarem um ao outro sempre que algo acontecia no Senado foi seguido quando começaram a surgir às denúncias envolvendo Demóstenes. Ex-procurador da República Taques admite que as denúncias não o assustaram. "Eu não fiquei assustado, mas sim surpreso. Já vi tanta coisa errada nesta vida. Mas, vindo do Demóstenes, é claro que fiquei surpreso", diz.


Foi ele quem telefonou para Randolfe, na manhã do sábado, 3 de março, para conversar sobre o suposto envolvimento de Demóstenes com Cachoeira. Na conversa, Taques e Randolfe decidiram que era a hora de procurar Demóstenes. Ligaram para o senador e marcaram uma conversa. Na manhã da segunda-feira, dia 5, Taques e Randolfe foram até o apartamento de Demóstenes, na Asa Sul de Brasília.


"Naquele dia, ele nos garantiu que não haveria mais denúncias, que não tinha negócios com o Cachoeira. Foi ali que decidimos que ele deveria se manifestar no plenário para explicar o que estava acontecendo", disse Randolfe Rodrigues. O pedido dos amigos foi atendido. Na tarde do dia 6 de março, Demóstenes ocupou a tribuna do Senado para prestar explicações sobre as denúncias. Durante o discurso, Demóstenes negou que tivesse negócios com Carlinhos Cachoeira e ainda fez uma exigência - ser investigado no Supremo Tribunal Federal.


Poucos dias depois, a denúncia de que Demóstenes teria recebido um rádio habilitado por Cachoeira nos Estados Unidos, pelo qual os dois se comunicavam, levou Taques e Randolfe ao gabinete do senador. Segundo os parlamentares, Demóstenes não deu explicações. "Ele não conseguiu dar explicação alguma. Tentamos conversar com ele e não tivemos resposta. Então, deixamos claro que precisaríamos tomar providências", afirmou Randolfe. No dia 20 de março, PSOL e PDT, partidos de Randolfe e Taques, respectivamente, junto com outras legendas, encaminharam ofício ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), pedindo que fossem solicitadas informações à Procuradoria-Geral da República sobre as investigações.


No dia 28 de março, o PSOL protocolou um requerimento que pede abertura de processo no Conselho de Ética do Senado para verificar se houve quebra de decoro parlamentar por parte de Demóstenes, até então líder do DEM no Senado. "Tínhamos de cumprir com o nosso dever e a nossa postura. Creio que, se fosse ele [Demóstenes] na nossa posição, faria o mesmo", diz Randolfe sobre o requerimento.


A última vez
em que Randolfe e Taques conversaram com Demóstenes foi no dia 20 de março, o mais recente registro de presença feito por Demóstenes no plenário do Senado. Desde então, o senador não comparece às sessões plenárias. Taques promete não desistir até que estejam concluídas todas as investigações que envolvem Demóstenes.

"Não podemos proteger os amigos e prejudicar os inimigos. Todos têm de ser tratados da mesma forma", afirma. Sobre a relação entre o trio, Randolfe afirma que a retomada dos "três mosqueteiros" é impossível. Mas afirma que não se sente envergonhado pela amizade que manteve com Demóstenes antes das denúncias.


"É um passado que não nos condena, nos orgulha. Até porque a história do Demóstenes colaborava para isso. Mas era outro Demóstenes que conhecíamos", disse. Taques, da mesma forma, diz ter dois sentimentos. "O primeiro é de tristeza porque ele [Demóstenes] tombou diante do crime. O segundo é de felicidade porque as instituições estão funcionando", declara. 

Coité – Prefeito é acusado de desviar R$ 4 milhões dos cofres públicos

A bancada do PT na Câmara Municipal de Vereadores de Conceição do Coité, ingressou na comarca local com uma representação contra o prefeito Renato Souza  (PP), acusado de formação de quadrilha para burlar licitações e desvio de recursos públicos, através da contratação de uma empresa de fachada de engenharia, a Claryan Construtora Ltda. Na representação, interposta pelo advogado Helio Carneiro, os vereadores Edvaldo do Sindicato, Betão Gordiano e  professor Danilo Ramos , propõem ao Ministério Público uma ação civil contra o prefeito, por atos de improbidade administrativa.

Pelas contas de Carneiro, o esquema já deve ter desviado cerca de R$ 4 milhões da Prefeitura de Conceição do Coité. Âncora das irregularidades, conforme o advogado, a Claryan Engenharia foi fundada em 20 de novembro de 2008, com um capital declarado de R$ 40 mil e tendo como sócios igualitários dois amigos do prefeito Renato Souza: Antonio Luiz de Santana Pinto, o Luizinho da Boa Vista e Josefa dos Santos Ramos. Segundo os denunciantes, nenhum dos dois (o primeiro um ex- ajudante de pedreiro e a segunda uma trabalhadora rural), teria recursos para criar a empresa, “o que levanta a suspeita de que não passam de laranjas do prefeito”.