MÃO DE FERRO

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Concurso público de Jucuruçu vai ser um jogo de cartas marcadas, pois só vão passar quem o prefeito Loyola quiser.

Está aproximando mais um meio de grande máfia no município de Jucuruçu
Estamos falando do concurso público que vai acontecer em Jucuruçu nos próximos meses. Agora veja que coisa ridícula que sempre aconteceu aqui em Jucuruçu quando se trata de concurso publico, todos lembram muito bem da maracutaia que sempre aconteceu nos concursos públicos na cidade de Jucuruçu, pois quem realmente estuda e faz tudo direitinho para conseguir uma vaga num emprego na prefeitura de Jucuruçu não adianta querer saber por que não adianta?

Simplesmente a pessoa não passa porque no concurso que sempre teve aqui em Jucuruçu só passa quem o prefeito quiser como agora mesmo neste próximo concurso que vai ter aqui em Jucuruçu, está rolando um forte comentário que o prefeito Loyola já avisou para seus vereadores que podem escolher 40 candidatos que ele vai garantir a vaga de todos os 40, ta vendo porque estamos falando que não adianta o candidato estudar! Gente isso é muito triste a pessoa se esforçar o Maximo para ter seu emprego e o prefeito não deixar a pessoa passar na prova.

Isso é berrante e o pior que essas empresas aceitam as regras postas pelo o prefeito só porque o prefeito está pagando. Agora veja bem vamos fazer uma conta básica, como o prefeito Loyola tem sete vereadores no seu cabresto aqui em Jucuruçu e ele mandou cada vereador escolher 40 pessoas para ele dar o emprego, então só ai são 280 pessoas já com suas vagas garantidas. Realmente aqui em Jucuruçu o que sempre predominou e vai continuar predominando sempre é a velha e conhecida maracutaia, e lamentavelmente ninguém faz nada, todos nós assistimos de camarote as malandragens do prefeito e de seus vereadores e não tem ninguém para fazer uma denuncia desse povo.

Só queremos deixar um recado para quem vai fazer o concurso público aqui em Jucuruçu, preste atenção você vai gastar seu dinheiro perder seu tempo e não vai ter seu emprego, á não ser que você seja amigo ou puxa saco do prefeito Loyola, se você preencher esses requisitos básicos vá em frente, pois sua vaga já estará garantida.               

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Coordenadora do MST acusa policiais de Jucuruçu de ameaças e agressões contra trabalhadores sem terra

A Polícia Militar sob o comando do Capitão Dumas de Itamarajú acompanhou o Oficial de Justiça da Comarca de Itamarajú para o cumprimento de um mandado de reintegração de posse em favor do proprietário da Fazenda Caledônia Reunida, o senhor Osmar Torres, no município de Jucuruçu na A desocupação ocorreu sem violência, não houve resistência por parte das famílias acampadas, que deixaram a fazenda até o final da tarde do mesmo dia.
De acordo com a coordenadora do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) a senhora Vera, as 125 famílias acampadas deixaram à fazenda da família Torres, mas continuam acampadas às margens da estrada próxima à fazenda.
Logo após o Capitão Leonardo Dumas, Subcomandante da 43ª CIPM, em Itamaraju deixar o município de Jucuruçu, onde teria comandado o mandado de reintegração de posse. Os policiais militares do município de Jucuruçu sob o comando do Tenente Tiago, a serviço do fazendeiro Osmar Torres, irmão do deputado Fernando Torres, seguiram para a fazenda de posse de um trator a mando do fazendeiro para destruir as plantações dos trabalhadores, que ficam dentro da área da fazenda, o que gerou uma confusão generalizada.  
Os trabalhadores formaram um cordão humano para impedir que a máquina prosseguisse e destruísse as culturas de feijão, abóbora, quiabo e outros cultivos dos trabalhadores, que tentaram um diálogo com os policiais, mas não houve bom senso por parte do comando da operação. Os policiais dispararam tiros excessivos para o auto e prosseguiram com o trator em direção aos trabalhadores, que reagiram e houve confronto. Três integrantes do MST pres - nomes Antônio Carlos, Lucrécio, e Moabe foram presos, mas em seguida foram retirados à força de dentro da viatura da polícia pelos próprios trabalhadores.
Segundo a coordenadora Vera, o clima ficou ainda mais quente na tarde desta quinta-feira (25) quando a policiais disseram que se fosse preciso iriam disparar contra as famílias, onde tinham homens, mulheres e crianças. Os trabalhadores alegam terem sidos ameaçados com armas de fogo apontadas para suas cabeças, além de terem sido agredidos pelos policiais de Jucuruçu. Parte das plantações dos sem terra foram destruídas pelo trator.
O clima em Jucuruçu ainda é tenso e pode piorar. O comando da PM da cidade insiste em usar a força contra os trabalhadores sem terra, o que pode gerar ainda mais violência na região.
Osmar Torres, proprietário da Fazenda Caledônia Reunida, que é irmão do deputado Fernando Torres, se tornou dono de 16 mil hectares de terra nos arredores do município de Jucuruçu, impedindo até mesmo o crescimento da cidade. A luta do MST é por quatro mil hectares para assentar cerca de 500 famílias que todos os anos têm que deixar o município para trabalhar em outros estados em colheitas de café.
 O portal  política podre não poderia deixar de dar uma apimentada na vida deste cidadão, todo mundo sabe que quando Osmar Torres comprou a fazenda do Edvaldo Benigno todos falavam que o senhor Osmar Torres  estava comprando a fazenda para alguns deputados e que ele estava sendo simplesmente um laranja, e isso chamou atenção de muita gente  ao chegar aponto de fazer muitas pesquisas sobre a pessoa do senhor Osmar Torres. E realmente foi comprovado que realmente o senhor Osmar Torres não era dono das fazendas compradas no município de Jucuruçu porque não foi encontrado nenhum documento que comprovaria que estava em seu nome, e se observarmos bem o senhor Osmar Torres comprou quase todo o município de Jucuruçu.
 Agora entra o ponto chave desta triste estória, porque muitos pesquisadores fizeram um rastreamento na vida do senhor Osmar Torres e eles chegaram num ponto muito importante.
 Prestem atenção nestes pontos, e vejam que tudo se encaixa começando pela a idade do senhor Osmar Torres não é compatível com os bens que ele possui. O senhor Osmar Torres nunca recebeu nenhuma herança.
 Os pesquisadores fizeram uma soma e constataram que os dezesseis postos de combustível que pertence o senhor Osmar Torres não dariam para ele possuir 20% do que ele possui hoje. Então está 100% comprovado que o senhor Osmar Torres  é um verdadeiro laranja de muitos políticos inclusivo o seu irmão o deputado federal o Fernando torres, do deputado federal Paulo Magalhães e outros políticos corruptos do nosso pais.
 Outra coisa muito triste que acontece no município de Jucuruçu se tratando da pessoa do Osmar Torres, é a perversidade que ele faz com o nosso povo, nós não vamos aprofundar muito nas perversidades agora porque outras manchetes do senhor Osmar Torres virão, mas essa nós não poderíamos deixar passar que é sobre o gado que ele vende aqui em Jucuruçu para os açougueiros, pois até boi com câncer já foi vendido para o abate, e o mais absurdo que ainda teve açougueiro que teve a coragem de comprar aquele animal. Isso é um absurdo.
 Isso só acontece também porque temos açougueiros irresponsáveis que compram esse gado doente, porque se os açougueiros não comparassem queria ver como que ele ia fazer.
 Agora veja se ele vende o gado bom para os açougueiros aqui de Jucuruçu, ele nunca vendeu pois o gado bom é todo vendido para os frigoríficos de outras cidades  como Feira de Santana salvador Itabuna e outras lá pra fora,aqui em Jucuruçu o senhor Osmar Torres só vende carniça, será que ele acha que o povo de Jucuruçu é urubu. O povo tem que saber que a pessoa do Osmar Torres não passa de um trambiqueiro arruaceiro e farrista.
 Quer saber por que falamos isso? É muito fácil observe bem quando ele vem aqui em Jucuruçu,a primeira coisa que ele e seus amiginhos fazem, é convidar as piriguetes e levar para sua cede.
 Ele não tem nenhum interesse de ver fazenda gado funcionários porque ele sabe que isso não pertence a ele Osmar Torres e que ele não passa de um laranja. E quando nós falamos que ele gosta de enroladas damos provas, quem não lembra quando ele ficou foragido, ou melhor, Osmar Torres ficou escondido por muito tempo motivo, pois ele estava alterando o combustível dos seus postos.

Ele estava colocando um produto para aumentar a gasolina e a policia federal colou no pé dele, muita gente comenta que o Osmar Torres ficou escondido aqui mesmo na fazenda de Jucuruçu em uma cede que é próxima a cidade de Jucuruçu com um monte de piriguetes.

População de Jucuruçu prestigia o pastor Loyola


(IET), Instituto de Educação Superior do Brasil (IESB), Faculdades Montenegro (FAM) e Faculdade de Educação Tecnológica (FACET): carros amigos de Jucuruçu e todos que tem uma boa mente é preciso que alguém tome alguma providencia contra essa empresa!

Pois essa empresa é simplesmente a mais fajuta da Bahia. Porque dizemos isso! Olhe bem como que uma empresa pode dar um certificado á uma pessoa que não tem nenhum conhecimento teológico como o senhor Manoel do Carmo Loyola. Pois essa empresa deu.

A empresa denominada de (IET) Instituto de Educação Superior do Brasil andou distribuindo certificado de bacharel a tortas e canhotas na cidade de Jucuruçu, inclusive para o prefeito Manoel do Carmo Loyola.

Na verdade teria que ser punida nos rigores das leis, porque está comprovado que a maioria das pessoas que receberam o certificado de bacharel em Jucuruçu, não sabe nem os primeiros mandamentos da bíblia sagrada. E observe bem, a pessoa da empresa que mais deveria ser punida deveria sem duvida ser essa pessoa  o professor Raimundo Moreno dos Santos, o que se diz responsável pela a empresa  (IET), Instituto de Educação Superior do Brasil.

Agora o nosso portal vai explicar porque essa figura deveria ser punida, pois esse professor estava fazendo de tudo para tentar resgatar o dinheiro do município de Jucuruçu, ele chegou  ao ponto de oferecer certificado uma certa pessoa aqui mesmo na cidade de Jucuruçu,ele disse que se a pessoa pagasse direitinho a pessoa não precisaria fazer nada que ele a entregaria o certificado na mão sem que o cliente fizesse nada.

Essa empresa é tão fajuta e descarada que todo mundo sabe que o prefeito Manoel Loyola não  fez nada  porque quem fez tudo pra ele foi a professora Sinária Rocha Silva, pois o prefeito pagou ela  para fazer tudo para ele porque  é óbvio que o Manoel do Carmo Loyola tem simplesmente a 4º serie.

Quem conhece o Manoel Loyola sabe muito bem que ele é muito fraco em conhecimentos, pois a única coisa que ele aprendeu foi ludibriar o povo. E agora diante de tanta descaração ele é bacharel, gente que coisa ridícula, por isso é que falamos que em Jucuruçu acontece de tudo, e a prova está ai. Mas nós fazemos questão de repetir, essa empresa não tem responsabilidade nenhuma, ela é simplesmente mercenária, pois se faz tudo por dinheiro.

Alguém tem que fazer uma denúncia contra essa empresa ao órgão competente, porque isso é um escândalo, a policia federal o ministério da educação a direc tem que tomar conhecimento de uma coisa dessas.

Todo mundo sabe que para se conseguir um diploma de bacharel a pessoa tem que estudar e muito, agora aparece uma empresa distribuindo certificados de bacharel às tortas e canhotas e ninguém faz nada.

Onde vamos parar com tanta injustiça e desmando neste pais.  Lembrando que os órgãos fiscalizadores terão que ter uma atenção especial em cima dessas pessoas {Marinélia Freitas Braga} e também a coordenadora dos cursos de graduação e pós - graduação, a professora {Regiane Rios}. Para que injustiça igual essa não venha mais acontecer em nosso meio. Como diz Bores Casoi ISSO É UMA VERGONHA.


Na verdade o prefeito Loyola deveria fazer um curso como que se paga o povo. Seria muito mais importante para ele e para todos seus credores que são vários.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

OS 7 PECADOS DE UM PREFEITO CORRUPTO

Preste atenção aos sinais que os prefeitos corruptos emitem, os principais são:

1 - Sinais exteriores de riqueza: Quando o eleito, amigos e parentes exibem bens de alto valor, adquiridos de uma hora para outra, como pick-ups, imóveis de luxo, jóias. Desconfie também quando o padrão de consumo não for compatível com a renda, como grandes viagens, festas ou despesas em bares e restaurantes.

2. Resistência a prestar contas: Se o prefeito dificulta o acesso à informação, especialmente sobre os gastos da Prefeitura, desconfie. Por lei, todo cidadão tem direito a esse tipo de informação. O município deve deixar à disposição da população, no serviço de contabilidade, uma cópia da prestação de contas do exercício anterior.

3. Falta crônica de verba: O orçamento da Prefeitura é calculado para cobrir os serviços básicos da cidade. Sinais de abandono ou negligência podem ser indicadores de má administração ou desvio de recurso público.

4. Parentes e amigos empregados:Uma dos artifícios mais utilizados para o pagamento de favores de campanha é a contratação de corregilionários, amigos e parentes no serviço público sem necessidade real.

5. Não divulgação dos gastos públicos (falta de transparência): A Lei Orgânica do Município obriga o prefeito a divulgar diariamente o movimento do caixa do dia anterior. Ele também deve tornar público o balancete mensal da Prefeitura.

6. Transferências de verbas orçamentárias: Remanejamentos de grandes somas são suspeitos. Desconfie de transferências de verbas acima de 5%. O prefeito pode subverter todas as prioridades originais com grandes transferências entre as rubricas. Isso pode em algumas situações ser feito para atender necessidades emergenciais, mas na maioria das vezes é feita para atender interesses eleitorais e pessoais dos prefeitos.

É preciso uma análise cuidadosa das transferências, e elas deveriam ser analisadas pela Câmara Municipal.

7. Perseguição a outros administradores honestos: Os corruptos tentam eliminar qualquer obstáculo ao seu esquema de enriquecimento ilícito. Um sinal de que há corrupção é quando há perseguição a administradores honestos. Se o seu prefeito comete pelo menos um desses "pecados" fique de olho, reúna provas e denuncie.


Vamos lá cidadãos! NOTA: SE ALGUNS DESTES EXEMPLOS OCORREM EM SUA CIDADE, NÃO É MERA COINCIDÊNCIA.

sábado, 27 de agosto de 2011

Prefeitura para de funcionar após energia ser cortada

 
ITACARÉ - O prédio da prefeitura de Itacaré, no sul da Bahia, está fechado há dez dias por falta de energia elétrica. A luz foi cortada por falta de pagamento, e os funcionários alegam que não têm condição de trabalhar. Nenhum serviço está sendo realizado.

Segundo a assessoria da prefeitura, os débitos são da gestão passada e eles teriam sido surpreendidos pelo corte, já que havia sido feito um acordo e o pagamento estava sendo realizado em parcelas.

Já a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) informou através de nota que o fornecimento de energia elétrica foi suspenso após o envio de notificações. Ainda de acordo com a Coelba, a dívida que motivou o corte refere-se a faturas vencidas em 2011. A prefeitura entrou com uma ação na Justiça pedindo o religamento.

Prado: Mais uma vez prefeito Jonga foge dos moradores de Cumuruxatiba


Na última quinta-feira, dia 25 de agosto, mais uma vez diversas organizações do distrito de Cumuruxatiba, no município do Prado, se reuniram, com a expectativa que o prefeito Jonga Amaral estivesse presente, para que fossem iniciadas as discussões em torno de diversos problemas que estariam sendo enfrentados pela população local, principalmente na área de saúde. Os organizadores do movimento, conhecido como “Cumuruxatiba Unida”, dizem que convidaram o prefeito Jonga e os vereadores com duas semanas de antecedência e mesmo assim ninguém compareceu. Entre as associações envolvidas no movimento estão a que representa os moradores e outra dos comerciantes de Cumuruxatiba. O distrito possui dois vereadores, sendo Moreia e Artur Medeiros.

Não é de agora que o prefeito de Prado, João Alberto Viana Amaral (PCdoB), vem sendo acusado de abandonar o município, principalmente a região de Cumuxuxatiba e Corumbau. Recentemente a vereadora Bebeti, de Corumbau, denunciou à imprensa regional o abandono na área de saúde que atingiu o balneário, além de diversas outras comunidades. Dias após a denúncia o então secretário municipal de Saúde, Antonio Carlos, conhecido por Carlão, informou que o problema já tinha sido revolvido, pois um novo veículo, que seria o entrave para o transporte da equipe médica a esses locais, tinha sido locado. Mais uma vez a vereadora Bebeti se pronunciou sobre o caso e desmentiu o agora ex-secretário, pois o mesmo deixou a pasta recentemente.

Trapalhadas

Desde que assumiu o comando do Executivo de Prado, que a administração de Jonga Amaral vem sendo acusada de cometer diversas falhas administrativas, algumas grosseiras, como os freqüentes documentos enviados à Câmara de Vereadores com erros de digitação, protocolos ou datas. Por força da Justiça, Jonga Amaral teve que cancelar uma licitação que seria para a coleta do lixo da cidade, já que entre os carros contratados constava uma Toyota Hillux.

Mais recentemente ele informou durante entrevista à imprensa que o seu governo estaria disponibilizando um trator para os moradores da comunidade do Tombador, mas pouco tempo depois foi descoberto que Amaral possui uma fazenda próxima à comunidade e que a máquina na verdade era de sua propriedade particular. Já em Guarany, Jonga Amaral anunciou a inauguração do calçamento de algumas ruas. Dois dias após o anúncio ele teve que voltar atrás, pois os moradores não aceitaram a inauguração e denunciaram que as obras estavam pela metade e dezenas de imóveis sendo invadidos pela água da chuva, pois a pavimentação apresentava um desnível em relação às casas.

Apesar da gravidade da denúncia do trator na Comunidade do Tombador, até hoje o prefeito Jonga não falou sobre o assunto. Uma reportagem feita pelo radialista Dantas, da Prado FM, onde são relatados os principais problemas enfrentados pela comunidade de Cumuruxatiba, bem como a revolta pelo não comparecimento do prefeito Jonga e vereadores.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A grande corrupção nasce nos menores hábitos


O que mais se ouve de “discussão política” no Brasil são queixas de que o cenário político do país, de municipal até federalmente, está dominado por corruptos, por pessoas que chegam ao poder para angariar ganhos pessoais e sustentar os interesses de setores econômicos que lhe são aliados em vez de lutar pelo bem comum do município, estado ou país. Pensando melhor sobre a cultura brasileira em que prevalecem o Jeitinho e o pensamento do “depois eles repõem”, não é surpreendente concluir que os maus hábitos dos grandes políticos corruptos têm berço nos pequenos delitos que até mesmo aquele mais humilde trabalhador comete de vez em quando.


Esse lado sombrio da cultura brasileira, ao lado do mau caráter que o político carrega previamente à sua eleição, é de fato a fonte maior da tradição da roubalheira. O que esperar de uma sociedade que, além de desprezar a vivência realmente honesta, lança mão da desonestidade desde os procedimentos mais simples do dia-a-dia?

Entre os delitos pequenos que quase invariavelmente evoluem para os grandes crimes da política, está incluído o furto de pequenos itens das escolas, faculdades e hospitais. Um número razoável de estudantes, funcionários e outras pessoas que circulam em instituições desses tipos costuma furtar, por exemplo, papéis higiênicos, lápis-piloto e sabonetes para levá-los para casa. Afinal, para quem faz isso, “o governo repõe depois” e “um rolo ou lápis-piloto sozinho não faz diferença numa escola desse tamanho”. O que se pode esperar de um futuro em que os mandantes da nação serão algumas dessas pessoas?


Outros atos notáveis de “microcorrupção” incluem os pequenos subornos dado por infratores de trânsito aos policiais rodoviários para anulação de multas e o pagamento de “taxa de aprovação” para obter uma carteira de motorista não merecida. Nessa cultura pervertida, inclui-se, como já dito, o ato de menosprezar a honestidade e o comportamento de quem respeita todas as normas não-arbitrárias.


Numa sociedade que adota esses comportamentos, realmente não há perspectiva de que se iniba na política o ato de almejar a obtenção de vantagens pessoais por métodos escusos. Queiram ou não os “microcorruptos” que subornam policiais e furtam papéis higiênicos, ninguém daqueles que incorporam esses hábitos sujos simples tem moral de exigir ou desejar que a corrupção seja varrida das casas legislativas do Brasil.


É muito esperável que um brasileiro qualquer que adote as pequenas desonestidades em seu dia-a-dia, quando vence uma eleição para vereador/deputado com base em suas (hipócritas) promessas de “lutar por um(a) cidade/estado melhor”, não demore em mexer os pauzinhos para obter em seu favor alguns milhares de reais que seriam destinados para determinada obra. Porque, afinal, “50 mil reais não fazem tanta diferença e o governo pode repor depois”.


E o mesmo vereador ou deputado que aprendeu a ser corrupto no dia-a-dia pré-eleitoral traz também o pensamento de que “a honestidade faz a pessoa quebrar a cara” e que “o malandro é quem se dá bem no Brasil”. Usa então o Jeitinho para fazer suas manobras e driblar a lei no parlamento em que está atuando, adotando politicamente a malandragem das ruas, bem ao estilo Zeca Urubu. O resultado não requer muito trabalho para se constatar.


Para se inibir essa cultural “faculdade ao ar livre” de corruptos, só promovendo uma educação familiar e escolar que desencoraje o jogo sujo e a desonestidade cotidiana. Se não for assim, o Brasil continuará alimentando por muito e muito tempo essa cultura de “microcorrupção” que gera a grande corrupção engravatada e nunca terá moral para reclamar.

Juiz nega pedido de anulação do processo de ex-prefeito de Campinas

Dr. Hélio alega que não tem ligação com organizações criminosas
O juiz Wagner Roby Gidaro, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Campinas, negou pedido de anulação da sessão de julgamento e do decreto de cassação do ex-prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT), feito pela defesa do pedetista na tarde desta sexta-feira, 26. A Câmara de Campinas aprovou na madrugada de sábado o impeachment do então prefeito. O juiz manteve a cassação e apontou que o direito de ampla defesa de Hélio foi respeitado e que não se poderia impedir que os vereadores fizessem a fiscalização. A defesa do prefeito informou que deve recorrer da decisão do juiz de Campinas no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.


Segundo os advogados, a Procuradoria de Justiça apontou que nada existe, quer nos depoimentos tomados, quer na interceptação telefônica, quer nas gravações ambientais, quer na quebra dos sigilos fiscal e bancário, que faça vislumbrar o envolvimento do prefeito na organização criminosa sob investigação do Ministério Público do Estado de São Paulo.


A defesa cita na ação que o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) chegou a afirmar que o ex-prefeito não é alvo da investigação. Além disso, os advogados apontam que o relatório final da Comissão Processante que apurou supostas irregularidades político-administrativas cometidas pelo pedetista e indicou a cassação do mandato de Hélio de Oliveira Santos reconhece que faltam provas contra o ex-prefeito e que o julgamento é político.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Prefeito de Eunápolis contrata empresas de servidores da prefeitura para prestar serviços de Saúde e é multado pelo TCM

Mais uma vez o TCM-BA (Tribunal de Contas dos Municípios) flagrou irregularidades na contratação de empresas para prestar serviços médicos ao município de Eunápolis, agora no valor de quase R$ 1 milhão, no ano de 2009.

Entre as irregularidades, está o fato de que algumas empresas têm como proprietários servidores públicos municipais, o que é crime.

O TCM-BA multou o prefeito Robério Oliveira em R$ 12 mil, enviou representação ao Ministério Público e determinou as rescisões contratuais das empresas envolvidas:

Santos e Porto Ltda. (R$ 344.560,00), A. Negrelli Reis (R$ 338.560,00), Serrano Serviços Médicos e Ortopedia Ltda. (R$ 112.000,00) e Precisa Diagnóstico e Serviços S/C Ltda. (R$ 158.400,00).

Todas foram contratadas sem licitação, segundo o TCM-BA.

Foi observado também que a gestão tem repetido a forma de contratar empresas pertencentes a servidores do município, procedimento que já foi objeto de análise através dos Termos de Ocorrência TCM nºs 92818/09, 92942/09, 93.351/09 e 93375/09.

O gestor teve amplo direito de defesa, apresentou seus esclarecimentos que não foram suficientes para descaracterizar as irregularidades. O site tentou contato com o prefeito e a Procuradoria Municipal mas não obteve retorno

ILHÉUS: MP-BA PEDE PRISÃO DE EX-PREFEITO

Valderico Reis é acusado de desvio de verbas públicas, enriquecimento ilícito e peculato
Valderico Reis é acusado de desvio de verbas públicas, enriquecimento ilícito e peculato
O ex-prefeito de Ilhéus, Valderico Luiz dos Reis, a ex-secretária de Assistência Social, Magali de Melo Lavigne, e o representante da empresa Ksoft Informática, Jackson Oliveira dos Santos, foram denunciados nesta quarta-feira (23) pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) por desvio de verbas públicas, enriquecimento ilícito e peculato. O ex-gestor deve responder ainda por crime de responsabilidade e pode pegar uma pena de 2 a 15 anos de detenção. O MP-BA requeriu também que, caso condenados, os denunciados arquem com o ressarcimento integral do dano, devidamente corrigido, aos cofres públicos. Eles podem também perder os bens ou valores acrescidos ilicitamente ao seu patrimônio, ter de pagar multa, além de sofrer outras penalidades previstas na legislação. De acordo com a promotoria, as ações são devido a uma série de irregularidades no processo de aquisição de 20 computadores e equipamentos de informática que seriam utilizados na implantação do Centro de Inclusão Digital para beneficiários do Programa Bolsa Família nos distritos de Inema, Pimenteira e Banco Central. Segundo a promotora de Justiça Karina Cherubiniem, em julho de 2007 a administração municipal efetuou a despesa de pouco mais de R$ 31 mil sem cumprir a exigência legal do processo licitatório. O cheque, assinado pelo então alcaide, teria sido entregue ao representante da Ksoft Informática, mas a empresa nunca entregou os bens prometidos e o centro de informática nunca foi instalado.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Polícia Federal prende prefeito e primeira-dama da cidade de Taubaté

 
São Paulo - A Polícia Federal (PF) prendeu  o prefeito de Taubaté, Roberto Peixoto, e a primeira-dama, Luciana Peixoto, durante a Operação Urupês. A finalidade da ação é prender uma quadrilha de fraudadores formada por empresários, políticos e funcionários públicos.

Ao todo o Tribunal Regional Federal da 3ª Região expediu 13 mandados de busca e apreensão (dez na região de Taubaté e três na cidade de São Paulo), além de três mandados de prisão temporária. Todos os mandados foram cumpridos. Foram presos, além do prefeito e da primeira-dama de Taubaté, o antigo responsável pelo setor de licitações da prefeitura, Carlos Anderson.

O grupo é suspeito de envolvimento na fraude de licitações referentes à compra, gerenciamento e distribuição de medicamentos e merenda escolar no município paulista, localizado no Vale do Paraíba, usando, inclusive, empresa registrada em nome de “laranjas”.

Segundo a assessoria de imprensa da PF, a investigação começou em 2009, visando à apuração de desvio de recursos financeiros repassados pela União. 

Os policiais que participam da operação darão uma entrevista coletiva às 14h, na delegacia da Polícia Federal em São José dos Campos, localizada na Avenida Tivoli nº 44 - Vila Betania.

Loyola fala sobre perda de mais de 1 milhão de reais na receita de Jucuruçu

 
Entrevista o prefeito de Jucuruçu, Manoel Loyola  e abordou a acerca dos avanços que a gestão pública tem feito no município e um problema financeiro que o município tem enfrentado. Inicialmente Loyola falou sobre as construções de habitações do programa Minha Casa Minha Vida, que caminha a passos largos em Jucuruçu. O prefeito também mencionou o problema financeiro que o município está enfrentando com a perda de mais de um milhão e meio de repasse do Governo Federal, devido a um erro do IBGE, que no último senso diminuiu de maneira errada o território e a população de Jucuruçu.

O portal política podre não poderia deixar o prefeito Loyola mentir tanto assim! O prefeito Loyola é muito gozado, ele não paga os repasses do município de Jucuruçu, e ele quer que o governo federal continue mandando dinheiro para o município de Jucuruçu. Lembrando que o IBGE, não tem nada haver com os atrasos de salários do município de Jucuruçu. Todo mundo lembra que o comentário em Jucuruçu quando Loyola assumiu a prefeitura, era que ele tinha tirado o município de Jucuruçu da inadimplência, pois então, o nosso portal política podre deixa bem claro que esse mérito do prefeito Loyola acabou devido ele não ter pagado as parcelas o município de Jucuruçu voltou a ficar do mesmo jeito de antes, quer dizer pendente mais uma vez. É por isso que Jucuruçu não está recebendo mais nada do governo federal.

Ainda na entrevista Loyola responde a reclamações de alguns moradores de Jucuruçu que procuraram a rádio Extremo Sul para se queixarem de transporte escolar, ruas deterioradas, atrasos de salários para alguns servidores, dentre outras questões. O prefeito Loyola pode até tentar responder, duro vai ser ele convencer os moradores de Jucuruçu.

O povo de Jucuruçu não suporta mais tanta mentira desse povo, os comerciantes, por exemplo. Já estão cansados, pois já são milhares de datas marcadas e nenhuma cumprida, seria muito melhor que o secretario de finanças Célio Nogueira e o perfeito dissesem, o dinheiro que a prefeitura tinha, nós pagamos as enroladas do Leilton o genro do prefeito Loyola, como todos sabem até galinhas a prefeitura teve que pagar pelo o Leilton. 


Só que nada disso justifica o sumiço do dinheiro do município de Jucuruçu! Só tem uma coisa que poderia convencer o nosso povo! Por exemplo, as fazendas que prefeito comprou as mansões que o prefeito construiu uma aqui em Jucuruçu e  outra na cidade de Itamaraju, parte do sobrado de Alvim da casa da ração Pc Independência, 456 Centro - Itamarajú - BA - que Célio Nogueira comprou. As outras farras com o nosso dinheiro falaremos depois, porque são tantos investimentos que esse povo fez com o nosso dinheiro que não damos conta de lembrar.
 
            

terça-feira, 23 de agosto de 2011

O vereador

 ( O vereador pra eleger!)

Promete mundos e fundos
Para o emprego conseguir
Vai de casa em casa
Para seu voto pedir
Diz que tem capacidade
Pra lutar pela cidade
Que não é de se iludir.

Na rua conhece todos
Para todos faz saudação
Mesmo pro cara de costas
Eles levantam a mão
Paga cerveja pra uns tomar
Remédios pra outros sarar
Até chegar a eleição.

Faz sua boca de urna
Da comida pro eleitor
Trás ele de carro próprio
De qualquer canto que for
Acha que ta explorado
Anda só com uns trocados
Para dar pro fumador.

Depois das dezessete horas
Do dia da eleição
Não conhece mais ninguém
Dá as costas pro cidadão
Sendo o voto conquistado
Esse não será tomado
Até a hora da apuração.

Quando vê o resultado
E a certeza que ganhou
Tira logo umas férias
Pra longe do eleitor
Não quer ser mais explorado
Desse povo enjoado
Que procura o que não guardou.

Então já o novo prefeito
Já quer ele conquistar
Para fazer o presidente
Para na câmara mandar
Para o bom andamento
Dá logo um adiantamento
Depois de negociar.

E ele que mentiu tanto
Nas suas promessas feitas
Vendo o montante na mão
A proposta não rejeita
Vende logo sua moral
E edicetara e tal
Mas não foge dessa treita.

Vendido para o prefeito
Dá-lhe logo carta branca
Esse vai fazer o que quer
Foi negociação franca
Reunião? Não sei pra que!
Para enganar você.
Que nunca se manca.

Cada Lei tem um preço
Numa sessão ordinária
Ela vai se valorizando
Se for extraordinária
As contas sendo aprovadas!
A verba é melhorada
Numa ação necessária.

Com o emprego garantido
Que o povão lhe confiou
Vai viver seus quatro anos
As custas do eleitor
É pau mandado do prefeito
Vendeu-se não tem mais jeito
E traiu o seu eleitor.

E eles que estão lá
Na câmara pra nos defender
Faz tudo ao contrário
Vendo o povão se fumar
Aprovam leis que lhes favorece
E do eleitor se esquece
Nem lembram mais de você.

Entra ano e sai ano
E eles na brincadeira
A coisa é sempre a mesma
Só muda mesmo a coleira
Votar pra vereador?
Não faça isso senhor!
É o voto da perdedeira.

Entra dentro dum terno
E coloca uma gravata
Nos matando de vergonha
Aprovando leis ingratas
Até quando vai ser
Ninguém poderá saber
Pois a vergonha não mata.

Chega o final do mandato
Vem ele de novo outra vez
Com as mesmas mentiras
Pra tapear o freguês
Mas cuidado minha gente
Com o coração de serpente!
Outubro é que é o mês!

Diminuíram para Nove
Ainda acho bastante
Para não fazer nada
Três seria o montante
Com responsabilidade
Ajudaria a cidade
Sendo honesto no instante.

Como em tudo há exceções
Existem alguns que trabalham
Muito pouco na verdade
Nas reuniões nunca falham
Pode apontar de dedo
Os que trabalham sem medo
Do prefeito que lhes ralham.

Dilma ameaça tirar Negromonte do ministério


O ministro das Cidades, Mário Negromonte, pode ser o próximo a ser demitido da equipe da presidente Dilma Rousseff, caso continue a se meter na disputa da bancada na Câmara, que está rachada ao meio. Segundo matéria do jornal O Globo, o ministro baiano recebeu esta mensagem de emissários da presidente, que teria mandado avisar ainda que, caso comprovada a denúncia de que ofereceu uma mesada de R$ 30 mil para deputados do PP , também esta irregularidade te colocará fora do governo. No partido, a divisão acontece entre o grupo liderado por Negromonte e o do ex-ministro Márcio Fortes, que gozaria de mais prestígio com Dilma. No início do governo, Dilma teria manifestado a preferência por manter Fortes no cargo, mas aceitou a indicação da bancada.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Justiça cassa 32 prefeitos baianos em 3 anos


As cassações dos prefeitos de Camamu, Ioná Queiroz (PT), de Maragojipe, Sílvio Ataliba (PT), e de Madre de Deus, Eranita Brito (PMDB), ao longo da semana passada, completaram uma lista de 32 gestores  baianos eleitos em 2008 e alvos de cassação pela Justiça.

Destes, 21 voltaram ao poder ou nem chegaram a ser afastados. Sílvio Ataliba, por exemplo, foi destituído no dia 10, mas já tem seu retorno garantido. A maioria (26) ainda aguarda a finalização dos recursos nas instâncias superiores para saber se chega ao final do mandato.

Seis casos já foram encerrados, com um absolvido: Anfrísio Rocha, de Piripá, que nunca saiu do cargo. Foram definitivamente afastados: Edvaldo Rodrigues, de Queimadas; Frei Dilson, de Itamaraju (renunciou); Ioná Queiroz, de Camamu; o eleito Zezinho e o segundo colocado, Toninho, de Iramaia; e Reivaldo Fagundes, de Lajedo do Tabocal. Nas duas últimas foram realizadas eleições suplementares. Ainda em Cansanção, a eleição foi anulada após se comprovar que Jarbas Andrade, o vencedor, ata falsificada para homologação de sua candidatura. O caso  não consta como cassação no TRE. Houve nova eleição.

As acusações de compra de votos são as mais incidentes e se enquadram no artigo 41-A da Lei Eleitoral (9504/97). Esse artigo representa um marco histórico no Brasil por ter sido a primeira Lei proposta pela sociedade civil aprovada pelo Congresso Nacional.

Jucuruçu sempre movido pela a esperança

Em Jucuruçu o que não falta é esperança diante de uma política feita para poucos, o que resta dos moradores de Jucuruçu é simplesmente esperar. O mais triste é que temos de esperar de um prefeito que não demonstra muito interesse para realizar as nossas necessidades, será que o prefeito Manoel Loyola ainda não percebeu que ele foi eleito para resolver os problemas do município de Jucuruçu! É muito triste sabermos que o nosso município tem tantos problemas e não tem ninguém interessado para resolvê-los, olha que coisa triste, á muito tempo que temos uma farinheira montada aqui em Jucuruçu e lamentavelmente o lixão não deixa a farinheira funcionar, e infelizmente até hoje o prefeito não conseguiu um lugar para jogar o lixo de Jucuruçu, mas esperamos que um dia o prefeito Loyola, se toca e faz jus do salário que ele ganha para ser prefeito de Jucuruçu. Porque o nosso povo já não suporta mais esperar. Olha só a quantidade de coisas que o nosso povo está esperando. São os comerciantes esperando o pagamento, são fornecedores, os donos de carros locados. É o povo de Monte Azul esperando a água encanada, são os moradores do Bairro Califórnia esperando o calçamento, todos os moradores esperando mais atenção do prefeito naquela região, e isso é o mesmo pensamento de todos os moradores de Itamaraty São João da Boa Nova, do Distrito do Coqueiro os moradores de farinha lavada, em fim todos os moradores do município de Jucuruçu cometam que o prefeito Loyola só visitava essas localidades na campanha política . Mas como estamos falando de esperança, então esperamos que o prefeito Loyola tome uma providencia e mande concertar as pontes quebradas do município de Jucuruçu que está fazendo vergonha, por exemplo, a ponte do Rio Jucuruçu do córrego bom sucesso que há muito tempo àquela ponte está quebrada e nenhum prefeito tomou providencia inclusive o atual. E continuando a falar em esperança!  prefeito Loyola o pessoal da zona rural continua esperando a energia elétrica. Agora espia que coisa hilária que vai acontecer em Jucuruçu, pois está preste o prefeito Manoel Loyola fazer uma mega festa aqui na cede com direito a um super churrasco um bingão com premiação no valor de dois mil reais e cartelas de graça. Agora o mais incrível é que o prefeito Loyola vai fazer essa mega festa e devendo um monte de gente. É por isso que muita gente comenta e com razão, o que mais estraga Jucuruçu é o excesso de festas, e isso o povo tem razão. Prefeito Loyola porque ao invés de festa o senhor não paga seus credores? Isso seria muito mais bonito para o senhor e muito mais lucrativo para o comercio em geral.

sábado, 20 de agosto de 2011

PF prende prefeito e primeira-dama de Taubaté

A Polícia Federal deteve na manhã desta terça-feira (21) o prefeito de Taubaté, Roberto Peixoto (PMDB), durante uma operação que investiga fraudes em licitações. Também foram detidos a primeira-dama, Luciana Peixoto, e o responsável pelo departamento de licitações da Prefeitura, Carlos Anderson. Segundo a PF, a prisão temporária de cinco dias é necessária para que os suspeitos não atrapalhem as investigações. Os detidos devem ser levados para São José dos Campos, também no Vale do Paraíba, no interior paulista, ainda nesta terça.Segundo a PF, a Operação Urupês visa desarticular uma organização criminosa formadapor empresários, políticos e funcionários públicos. “O grupo é suspeito de envolvimento na fraude a licitações relativas à compra, gerenciamento e distribuição de medicamentos e merenda escolar no município paulista de Taubaté, valendo-se, inclusive, de empresa registrada em nome de “laranjas””, diz a nota da PF.As investigações começaram em 2009 para apurar o desvio de recursos repassados pelo governo federal. Participaram da operação 54 policiais federais. Os suspeitos são investigados os crimes de fraude à licitação, formação de quadrilha, corrupção ativa, corrupção passiva, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.Foram expedidos 13 mandados de busca e apreensão – dez na região de Taubaté e três na capital paulista - e três mandados de prisão temporária. Todos os mandados foram cumpridos, segundo a PF, que concederá uma entrevista coletiva à imprensa na tarde desta terça-feira.A assessoria de imprensa da Prefeitura de Taubaté confirmou que uma equipe da Polícia Federal esteve na sede da administração municipal nesta manhã. A assessoria informou que deverá ser concedida uma entrevista coletiva ainda nesta terça-feira para comentar o caso.


Vice-prefeito de Campinas é preso ao desembarcar em SP

 Demétrio Vilagra (PT), vice-prefeito de Campinas (SP), foi preso nesta quinta-feira (26) ao desembarcar no aeroporto de Guarulhos (SP). Ele é acusado pelo Ministério Público de chefiar um esquema amplo de fraudes em contratos públicos e teve a prisão decretada na última sexta-feira (20) pela 3ª Vara Criminal de Campinas. Considerado foragido, Vilagra estava em férias na Espanha. Ao desembarcar --fora da área de embarque dos passageiros, evitando, de início, o assédio da imprensa --, Vilagra foi acompanhado por promotores, pelo chefe da Polícia Federal em Cumbica, delegado Wagner Castilho, e pelo chefe da Polícia Civil em Cumbica, o delegado Roveraldo Battaglini. Ele está a caminho de Campinas, onde ficará detido no anexo do 2º DP (Distrito Policial), seguno o delegado Battaglini. Em uma conversa rápida e tumultuada com os repórteres, Vilagra resumiu: "Neste momento, estou sob segredo de Justiça". Indagado sobre eventual participação no esquema investigado, respondeu: "nunca me envolvi com isso". Um relatório do Ministério Público aponta Vilagra como “um dos principais componentes” da suposta “ organização criminosa” que favorecia empresas em contratos públicos em troca de propina. Vilagra se afastou da presidência do Ceasa (Central de Abastecimento de Campinas), após as acusações. Pelo menos 11 pessoas foram presas. O mesmo relatório indica a primeira-dama, Rosely Nassim Jorge Santos, chefe do gabinete do prefeito de Campinas (SP), Hélio de Oliveira Santos, o Dr. Hélio (PDT),  como “responsável pela idealização e criação do esquema criminoso” que agia em supostas fraudes em contratos públicos. As investigações do Ministério Público sobre a suposta organização criminosa começaram no ano passado pela Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento) de Campinas --empresa de economia mista, cujo acionista majoritário é a prefeitura. Além do vice-prefeito e da primeira-dama, dois dos secretários mais próximos do prefeito, Francisco de Lagos (Comunicação) e Carlos Henrique Pinto (Segurança), tiveram mandados de prisão expedidos em seus nomes e são considerados foragidos pela Justiça. Ambos foram exonerados nesta terça-feira. As denúncias de fraude em contratos foram confirmadas em depoimento ao Ministério Público por meio da delação premiada pelo ex-presidente da Sanasa, Luiz Augusto de Aquino --que foi amigo de infância do prefeito Dr. Hélio e presidiu a Sanasa de 2005 a 2008. O relatório do Ministério Público diz que “Aquino foi sucedido na organização criminosa pelo vice-prefeito Vilagra”. Três empresários que estavam presos após uma operação contra supostas fraudes em contratos públicos em Campinas (cidade a 93 km de São Paulo) foram libertados na noite desta quarta-feira (25) por decisão da Justiça. O pedido de revogação das três prisões foi feita pelo Ministério Público após tomar o depoimento deles nesta quarta-feira à tarde. Dois deles confirmaram as denúncias de corrupção na administração municipal. Agora, apenas duas pessoas continuam presas e outros nove estão foragidos. Ontem, outros seis empresários foram libertados depois de serem ouvidos pelos promotores e passarem cinco dias na cadeia. A primeira-dama obteve um habeas corpus, em caráter liminar, no dia 9 de maio no Tribunal de Justiça que impede que ela seja presa. Ela nega as acusações. Nesta quarta-feira (25), a Justiça negou o pedido do vereador Valdir Terrazan (PSDB) feito na terça para que o prefeito seja afastado de seu cargo durante as investigações da Comissão Processante - aberta na segunda-feira (23) na Câmara Municipal. A comissão pode resultar em impeachment do prefeito. O diretório do PT de Campinas divulgou uma nota oficial nesta quarta-feira (25) em que defende o vice das acusações.

Servidores Públicos de Jucuruçu acusam Loyola de perseguição política


Acompanhados de um advogado e de representantes da APLB Sindicato, seis servidores concursados da Prefeitura Municipal de Jucuruçu, lotados na Secretaria Municipal de Educação, estiveram na tarde desta terça-feira (24/05) no Complexo Policial de Itamaraju, onde prestaram queixa contra o secretário municipal de Administração, Célio Nogueira Campos, 32 anos, e a Prefeitura Municipal de Jucuruçu, por crime de atentado contra a liberdade de trabalho.                                              

Um dos servidores, Ernane Pereira Ribas, 37, secretário da Escola Municipal Cecília Meireles no turno matutino, que no dia 14 de maio, ele e mais cinco colegas, todos concursados e da mesma unidade educacional, foram surpreendidos por um comunicado assinado pelo secretário municipal da Educação, Elson Paulo da Silva, informando que a partir do dia 16 de maio eles não mais poderiam adentrar àquela escola.                                                  

Para o servidor, a atitude do secretário da Educação representa “perseguição política” comandada pelo atual prefeito do município, Manoel do Carmo Loyola Paixão (DEM). Ernane informou que todos os servidores punidos não comungam da mesma ideologia política do prefeito. “Ele age assim, quando fica sabendo que tem alguém que não é do lado dele, ele persegue e nós não somos os primeiros não, isso já aconteceu com outros cinco servidores das escolas de Coqueiro e Monte Azul (distritos de Jucuruçu)”, enfatiza.

O comunicado dizia que os seis servidores, sendo dois secretários, um digitador, duas professoras e uma merendeira, deveriam se apresentar na Secretaria Municipal da Administração. O advogado Agileu Batista, que acompanhou os servidores até o Complexo, informou que espera agora que a Polícia Processante encaminhe o inquérito o mais rápido possível para o Ministério Público, mas paralelo a queixa, ele vai impetrar mandado de segurança para garantir o retorno dos servidores às suas funções.

A Motivação

No dia 10 de maio, os alunos da Escola Municipal Cecília Meireles fizeram uma manifestação protestando contra a falta de merenda escolar. Chateados por já estarem sem merenda á mais de 15 dias, os alunos entraram na fila da merenda em frente á cantina e começaram a gritar “queremos merenda, queremos merenda, queremos merenda...”.

O movimento que começou no pátio da escola acabou seguindo pelas principais ruas da cidade, passando pela Secretaria de Educação, Prefeitura Municipal, residência do prefeito e Secretaria de Assistência Social, antes de retornar para a escola. Alguns daqueles alunos moram no interior, por isso costumam sair bem cedo de casa, antes do café da manhã, e só retornam depois do almoço. A merenda escolar é o único alimento que as crianças ingerem durante esse período.                                                      

Mas parece que a manifestação das crianças incomodou o prefeito que, movido pela fúria, decidiu perseguir os servidores, acusando-os de arquitetarem o movimento. De acordo com Jovita Lima Silva dos Santos, diretora da Delegacia Costa-Sul da APLB Sindicato, que também esteve na Delegacia e conversou com o delegado Gean Nascimento, a Secretaria Municipal de Administração informou que a PMJ vai instaurar um Processo Administrativo para apurar a responsabilidade dos servidores no ocorrido.  

“Eu pedi ao secretário que instaure sim o Processo Administrativo, porque se a escola tem 11 turmas, 11 salas e vários funcionários, porque só esses seis foram punidos”, questiona Jovita. A dirigente sindical informou que a orientação da APLB é a de que os servidores cumpram horário na Secretaria Municipal de Educação, onde são lotados, “o secretário de Administração já foi notificado sobre isso e agora estamos pedindo aos servidores que estejam na Secretaria da Educação cumprindo seu horário de trabalho”, destaca. Alguns servidores informaram que foram agredidos verbalmente pelo secretário

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Políticos ou politiqueiros?

strll
ATÉ PARECE UMA CADEIRA ELÉTRICA


Diminuído como presidente do Senado e quase ferido de morte política, José Sarney recorre à ajuda do presidente Lula e do PT para tentar escapar do mesmo destino de seus antecessores.
 
Os excelentíssimos senhores abaixo não se deram conta de que o Brasil está mudando e a sociedade elevou o grau de intolerância com os políticos descompromissados com o interesse público.

Prova disso é que nos últimos anos três ex-presidentes do Congresso perderam o cargo por envolvimento em casos de corrupção, fraudes e irregularidades variadas. 

O senador Antonio Carlos Magalhães, que já morreu, usou sua autoridade para permitir, entre outras coisas, a violação do sigilo do painel de votações. O senador Jader Barbalho se aproveitava das prerrogativas de presidente para obter vantagens financeiras, por meio das quais conseguiu acumular uma vistosa fortuna. 

O senador Renan Calheiros, o último a deixar pela porta dos fundos a presidência, mantinha uma rede de amigos empreiteiros para todo tipo de obra, inclusive bancar suas despesas pessoais. 

Há cinco meses, o senador José Sarney, o atual presidente, vaga por um labirinto de acusações que a cada dia apequenam sua biografia. Acuado, ele chegou a pensar na semana passada em comunicar a renúncia - hipótese que ainda não está descartada. Seria o quarto presidente a deixar o cargo em oito anos.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Jucuruçu: Loyola filia-se ao PP e prefere não falar em reeleição

 

O prefeito de Jucuruçu, até então filiado ao Democrata, deixou sua antiga legenda e filiou-se ao Partido Progressista na sexta-feira do último dia 12, durante Congresso Nacional da legenda realizado em Salvador. Loyola esteve no evento acompanhado da primeira-dama Mariquinha, do vice-prefeito Gilberto bosta n'água O que o povo de Jucuruçu no momento mais comenta é sobre a suposta candidatura do prefeito Manoel Loyola. Pois sabemos que o prefeito Loyola está sendo o prefeito que mais desviou dinheiro desse município e para falar a verdade ele não fez nada pelo o município de Jucuruçu, agora se formos analisar as coisas que ele fez para ele ai sim, prestem atenção nos pequenos detalhes, nós falamos isso baseado na realidade. Quem não lembra dos bens que o Manoel tinha antes de ser prefeito, para hoje ele ter o que tem. Manoel Loyola hoje é um homem rico e essa riqueza tudo mundo sabe de onde veio, podemos afirmar com todas as letras o prefeito Manoel Loyola meteu e está metendo a mão de contorça no dinheiro do município de Jucuruçu, e lamentavelmente ele não tem um marco no município com recursos próprio, a não ser a pracinha do coqueiro e a pracinha do centro de Jucuruçu, engraçado que nós achávamos que a mansão que ele fez aqui em Jucuruçu é um luxo, pois estávamos enganados porque luxuria mesmo é a mansão que ele está terminado em Itamaraju. Só para vocês terem noção há daqui de Jucuruçu não passa nem perto. E tudo mundo lembra quando o nosso portal política podre disse que Loyola não é fiel a amigos e nem partido, viu porque falamos isso. Manoel Loyola acabou de trocar de partido mais uma vez. Agora entra a pergunta chave para o prefeito Loyola? Prefeito Loyola você está querendo se lançar candidato mais uma vez a prefeito de Jucuruçu baseado em quer? Será que é baseado nas obras que o governador Wagner mandou para Jucuruçu! Isso todo mundo sabe que o governador só mandou, porque o governador gosta de Jucuruçu, poderia ser qualquer prefeito que o governador mandaria isso não é mérito nenhum de Loyola. Se o município de Jucuruçu tivesse pelo menos mais dois vereadores com a garra de Jane Lacerda, o prefeito Manoel Loyola já teria perdido o seu mandato por excesso de irregularidades. Mas infelizmente em Jucuruçu não temos vereadores, pois os que estão ai só pensam neles. Já está confirmado que prefeito de segundo mandato não presta, será que o prefeito Loyola não sabe disso!Loyola sua fila já andou. Vai administrar suas fazendas, suas mansões, sua casa lotérica, os apartamentos em vitória. Será que você não percebeu que você não está fazendo uma boa administração em Jucuruçu. Em Jucuruçu nós precisamos de gente que gosta do nosso município e não de pessoas só querem enriquecer do bem público.  O prefeito Manoel Loyola disse que sua filiação foi justa, visto que o PP sempre ajudou o seu governo através do deputado estadual Ronaldo Carletto e quando questionado sobre sua possível candidatura a mais um mandato, preferiu deixar essa discussão para os meses mais próximo da disputa. “A minha preocupação agora é com a administração. Em relação à reeleição prefiro deixar essa discussão para o ano que vem”, disse. Porque eu tenho mais um ano pela frente para eu poder tirar mais um dinheirinho desse município que eu tanto gosto, eu amo jucuruçu, pois esse município mim deu tudo. Só que eu tenho mais uns desejos para realizar. Afirma o prefeito Loyola.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Jucuruçu política podre

A política além do voto

Em época de eleição tornam-se frequentes mensagens e argumentos que enfatizam a culpa dos problemas do país nos cidadãos, que não sabem eleger. Gostaria de fazer algumas objeções a este tipo de retórica. Por Luiz Antonio Guerra
É preciso ser franco: um voto, um único voto, não muda nada, principalmente se tivermos em mente que estamos tratando da democracia representativa tal como é a brasileira, com todas as suas falhas e contando com 130 milhões de eleitores [1]. O poder de mudança do voto a nível macro é irrisório, mesmo se um indivíduo convencer todo o seu círculo social a votar em um único candidato. É praticamente nulo o poder individual de influenciar através do voto em alguma decisão do governo, de determinar alguma política pública ou mesmo de impedir um governante corrupto de exercer seu cargo. É muito maior tal capacidade ao exercer um cargo público, participar de alguma organização social, recorrer a meios como lobby ou marketing.

O que quero deixar claro é a armadilha que se pode cair ao dar tanta ênfase ao método eleitoral, ao delegar tamanha importância a um dia apenas de outubro a cada quatro anos – e descansar os outros 1460 dias com a sensação de missão cumprida. O voto, entretanto, tem uma função fundamental: o poder simbólico de legitimar esta democracia representativa. Cada indivíduo que confirma seu voto na urna está confirmando seu credo no sistema político brasileiro, ainda que de maneira crítica e não conivente com as falhas sistêmicas e com os casos de corrupção. Mais do que eleger um candidato, cada cidadão que vota exprime sua vontade de que seja governado por tal candidato e que aceitará o vencedor de acordo com as regras do jogo, seja ele quem for.

Dar tanta importância aos votos do povo brasileiro, tratando esse como despreparado para o exercício da democracia, pode – repito – esconder uma grande armadilha. Afinal, quem é mais despreparado para o exercício democrático: o povo ou as elites políticas? Quem são os responsáveis pelas políticas ineficientes, mau gasto do dinheiro público, prostituição partidária, tráfico de influência, nepotismo, casos de corrupção sem fim? Quem é que a cada eleição investe pesado em marketing político?

Considerando o baixo poder de influência individual através do voto e somando ainda a conivência do judiciário, alguns setores da população recorrem a meios não formais de participação política: manifestações de rua, ocupação de terras e órgãos públicos, intervenções artísticas, boicote, greves e outros meios de ação direta. Entretanto, os mesmos críticos que acusam o povo de não estar preparado para exercer a democracia condenam tais tipos de participação política. Esses casos de manifestações radicais são sistematicamente estigmatizados pela mídia dominante e tratados de forma repressora pelo Estado. Ainda assim, podemos perceber o quão essenciais foram essas formas de participação política para as conquistas de assentamentos do MST ou para a retirada de políticos envolvidos em esquemas de corrupção, como fora recentemente o caso de Arruda e Paulo Otávio no Distrito Federal.

Um dos mais reconhecidos cientistas políticos do país, José Murilo de Carvalho [2], ao se deparar com tal problemática, tendo como principal preocupação a formação da cidadania no Brasil, questionava se culpar o povo eleitor e condenar métodos mais radicais de participação política não é consequência antes do tipo de povo ou de cidadão que se busca. Como a democracia é um sistema político importado de outros países economicamente mais desenvolvidos, idealiza-se tal forma de governo e cidadãos mais cultos e submissos às leis. Outra vez insisto que o comportamento do cidadão é um reflexo da própria democracia formal que temos. Em outras palavras, como respeitar leis com as quais não se concorda, frutos de uma política podre num país tão desigual?
Ainda que não dê tamanha importância ao mecanismo eleitoral, não é meu intuito isentar a população de culpa. Tenho a plena convicção de que não há como construir uma sociedade sólida e saudável com níveis de educação tão baixos. Entretanto, outra vez voltamos o alvo às elites políticas, ou não é competência do Estado garantir educação de qualidade para todos os brasileiros? A quem interessa um povo tão desinteressado? Mais que um analfabetismo eleitoral, o problema político está na escassa participação de toda a população (sem excluir nenhuma classe social) no período extra-eleitoral. É preciso entender os processo sociais, reconhecer que a política é a administração da vida coletiva e, portanto, da própria vida e da vida dos outros. Entender que a política vai muito mais além do voto é assumir, verdadeiramente, o título de cidadão – e não apenas o título de eleitor.

Como se tornar um político (Corrupto) de sucesso



Vamos falar de coisas interessantes que ninguém nunca gosta de falar, e que geralmente xingamos até a mãe quando começa a passar em todos os canais ao mesmo tempo. Nosso maravilhoso mundo sincero e político. Votem em mim queridos eleitores! Prometo não fazer ninguem de palhaço... Como se tornar um político (corrupto) de sucesso primeiro passo – Arrumar uma panelinha. A primeira coisa a se fazer é se filiar em algum partido que será seu plano de fundo para qualquer ação, o que isso quer dizer? Que você vai se tornar mais um pouco da farinha do mesmo saco, se eles forem corruptos, você também será, se forem de esquerda, você também será... Mesmo se você for destro... essa será a sua patotinha. Segundo passo – fingir que se importa com as pessoas nada mais feio pra sua carreira política do que uma imagem ruim perante seus eleitores não é mesmo? Então vá em todas as festas beneficentes, beneficentes, beneficiadas, festas juninas, show do Gino e Geno, na festa do sindicato dos metalúrgicos, em aniversários de crianças ( não se esqueça de beijar a criancinha aniversariante), no churrasco na laje, enfim, tem festa, você tá dentro. Terceiro passo – Apoiar um político mais famoso ( e ser apoiado) Nada mais reconfortante para um sub-político que ver o seu nome pintado no muro do açougue em época de eleição com a seguinte frase: Joãozinho apóia Paulo Maluf. Sim... é a partir daí que o Joãozinho começa a ser atraído para o lado negro da força.... Também existem os casos de apadrinhamentos... O que faremos amanha Lula? A mesma coisa que fazemos todos os dias Dilma... Tentar conquistar o mundo! Quarto passo – Fazer pactos com os patrocínios O que seriam dos times de futebol brasileiros sem seus patrocinadores? E a formula 1? Como que a Ferrari sustentaria o salário do Schumacher sem seus queridos dólares do Marlboro? Os políticos são iguai
zinhos, só que em vez de propaganda na camisa do time o no carro da equipe, as empresas pedem favores. São apenas favorezinhos... criar leis para baixar os impostos da categoria, utilizar a influência política pra burlar leis, vistas grossas perante a fiscalização... e assim caminha a humanidade, com passos de formiga e sem vontade. Então lhe pergunto: como é que um político pode ser coerente e idôneo, se ele já inicia sua vida política devendo favores para as empresas patrocinadoras? O sistema já começa todo errado.  O que vocês estão pensando?  esse dinheiro ai vai para uma instituição de caridade... Quinto passo – Primeira campanha política a primeira, e geralmente a segunda campanha são fracassadas, pois provavelmente as pessoas não te conhecem ainda e demora um pouquinho para passar uma impressão de confiança. Mas isso tudo depende do seu marqueteiro, sim, essa pessoa que te veste, te corrige, te cria jargões, te fala o que falar, quando falar e como falar. Sua sinceridade nesse caso não conta muito, e na verdade, se você quiser, ela nunca contará, pois se os marqueteiros dão jeito até no Kassab, porque não daria certo com você? Pelo menos esse falou a verdade.  Sexto passo – Negociação de cargos mas afinal, pra que ser eleito se você e seu partido podem negociar com os “aliados” um cargo de vice de lugar nenhum ou secretário de coisa alguma em algum lugar desse enorme Brasil? Falando novamente no Kassab, olha ele ai de prefeito de São Paulo. Garanto que se ele fosse disputar a eleição onde ele assumiu a prefeitura do Serra ele não estaria ai onde ele está. Falando um pouco mais do Kassab, eu o admiro, ele foi o primeiro prefeito na história desse país que expulsou aos berros um cara que estava indignado com a situação da saúde em SP que está maravilhosa, como todos sabem.  (Musica de discurso solene mode on) “Vagabundo! Fora daqui, sai daqui, vagabundo! Respeite o doente vagabundo!”. (Musica de discurso solene mode off) ultimo passo – a primeira eleição agora que


você já tem um partido político, patrocinadores e um cargo negociado, é hora de exercer seus maravilhosos super poderes políticos. A mega nepotização de cargos, o superfaturamento do mundo, a master venda de licitações,o corrompimento de pessoas necessitadas com propostas milagrosas, e muitos mais benefícios que só um homem do povo tem. Depois de muita influência e dinheiro desviado, está na hora de um cargo legítimo, então vamos as eleições =D.. Como você tem empresas te bancando em troca de benefícios posteriores sua campanha está paga, sua função é convencer todos que com você lá, a administração de qualquer coisa será melhor. Fez uma cara bonitinha, apareceu mais no horário político, gastou mais com propaganda, pronto... Está formado o mais novo político eleito, daí pra frente o ciclo se repete...  Manifestantes pedem punição a políticos corruptos. A deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) participou hoje de uma manifestação organizada pelo PSol pedindo a punição de políticos envolvidos em atos de corrupção. Os alvos da vez foram os senadores peemedebistas Renan Calheiros (AL) e Joaquim Roriz (DF), mas as faixas e cartazes protestavam contra qualquer relação corrupta entre poder público e iniciativa privada. Enredados com as explicações sobre a obtenção de recursos financeiros, usaram como justificativa a criação de rebanhos bovinos, no caso de Renan, e a compra de uma novilha, no caso de Roriz. O argumento suspeito por causa dos valores irreais virou piada na forma de um reluzente bezerro de ouro, “manchado” com cifrões e com a marca “RR”. “Nossa manifestação é mais ampla. É contra toda a corrupção na administração pública. Não é possível ficar parado sabendo que 70% do dinheiro lavado no Brasil é roubado dos cofres públicos. Enquanto não acabarmos com os ladrões de dinheiro público, o povo vai continuar sofrendo com a falta de serviços e pagando impostos muito altos.  Queremos transparência nas contas públicas, punição dos corruptos e serviço público de qualidade para a população”, defende a deputada Janete Capiberibe. A socialista integra a Frente Parlamentar de Combate à Corrupção na Câmara dos Deputados. A parlamentar manifestou apoio às operações de combate à corrupção desenvolvidas pelo Ministério Público e Polícia Federal, como a Operação Antídoto, no Amapá, e está mobilizada para a aprovação do projeto de lei complementar 217/2004, de autoria sua e do senador João Alberto Capiberibe, que obriga a exposição de todas as contas públicas na Internet. O projeto já foi aprovado pelo Senado Federal e só falta ser aprovado pela Câmara e assinado pelo presidente da República para virar lei.